Nesse ano de 2020 muitas famílias apenas reunirão o núcleo mais íntimo para comemorar. Filhos que costumavam passar com os amigos, dessa vez estarão em casa unidos em um desejo de saúde, paz e união! Para comemorar o ano que chega, uma seleção de pratos para fazer em casa para a família. Cada um pode se responsabilizar por uma receita e tenho certeza que tudo vai ficar muito gostoso. Espero que gostem e comemorem muito!


Pernil com molho de abacaxi e pimentão na pressão

Ingredientes
1,5 kg de pernil suíno em peça sem osso
1 abacaxi
1 pimentão vermelho
1 xícara (chá) de cachaça
2 cebolas
3 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça
3 colheres (sopa) de azeite
2 folhas de louro
2 colheres (chá) de cominho em pó
1 colher (sopa) de sal
pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto
folhas de coentro a gosto

Modo de preparo:

Retire o pernil da geladeira, corte em pedaços grandes de cerca de 8 cm e descarte o excesso de gordura (caso a peça esteja com osso, mantenha ele preso a um dos pedaços). Transfira para uma travessa e tempere com o sal, o cominho e pimenta-do-reino. Deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes

Descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Lave e seque a pimenta dedo-de-moça e o pimentão.
Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes e corte a pimenta em cubinhos. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.

Descarte o cabo, as sementes e corte o pimentão em pedaços grandes. Descasque e corte o abacaxi em cubos grandes. No copo do liquidificador coloque o pimentão e os cubos de abacaxi. Junte a cachaça e bata até ficar liso. Sobre uma tigela, passe o suco por uma peneira, pressionando com as costas de uma colher. Reserve.


Leve ao fogo médio uma panela de pressão (sem a tampa) com capacidade para 6 litros. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e adicione quantos pedaços couberem, um ao lado do outro sem amontar. Deixe dourar por 3 minutos e vá virando com uma pinça para dourar todos os lados. Transfira para uma travessa e repita com o restante, regando a panela com ½ colher (sopa) de azeite a cada leva.
Mantenha a panela em fogo médio e regue com ½ colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até murchar. Junte o alho, a pimenta dedo-de-moça e as folhas de louro, mexa por mais 1 minuto. Regue com o suco de abacaxi e pimentão e misture com a espátula, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos da carne – isso vai dar sabor ao molho.

Volte os pedaços de pernil à panela, feche a tampa e aumente o fogo. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.
Desligue o fogo e deixe todo o vapor sair e a panela parar de apitar. Abra a tampa e transfira o pernil para uma travessa. Reserve numa molheira (ou tigela) cerca de ⅓ do molho para servir a parte – o restante vai ser misturado ao pernil desfiado.

Com dois garfos, desfie a carne de porco e transfira para uma tigela de servir (caso tenha usado o osso, descarte). Se preferir, coloque os pedaços de pernil numa batedeira e bata em velocidade baixa, até desfiar toda a carne.
Junte o restante do molho ao pernil desfiado e misture bem. Prove e, se necessário, adicione sal e pimenta-do-reino. Salpique com folhas de coentro e sirva a seguir com o molho reservado.


Arroz com amêndoas para a ceia de ano novo

Farofa de biju com castanha-do-pará

Ingredientes
500 g de farinha de mandioca flocada (tipo biju)
200 g de manteiga
2 xícaras (chá) de castanhas-do-pará (cerca de 300 g)
raspas de 2 limões-taiti
sal a gosto

Modo de preparo

1. Numa tábua, pique metade das castanhas grosseiramente; a outra metade pique bem fino – assim as castanhas dão textura e sabor para a farofa. Lave e seque os limões. Com um zéster (ou ralador), faça raspas da casca (cuidado para não extrair a parte branca).

2. Corte a manteiga em cubos e transfira para uma frigideira grande. Leve ao fogo médio e mexa com uma espátula até derreter. Junte as castanhas picadas e mexa bem por 2 minutos para perfumar. Tempere com sal.

3. Mantenha a frigideira em fogo médio e adicione a farinha de mandioca aos poucos, misturando bem para incorporar. Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos até ficar crocante, mexendo de vez em quando para não queimar.

4. Desligue o fogo e misture as raspas de limão. Prove e acerte o sal. Transfira para uma travessa e sirva a seguir.

Dica :
Você pode preparar com antecedência e servir em temperatura ambiente.

 

Como fazer cuscuz de frango para ceia de ano novo