Se você já pratica, ou tem desejo de praticar ginástica rítmica, saiba que são apresentações muito populares que encantam a todos que assistem. Ver vídeos de ginástica no Youtube é uma atividade hipnotizante que eu recomendo. Ao olhar uma apresentação temos a impressão que as atletas tem super poderes, ou que saíram direto de um espetáculo do Circo de Soleil. Mas a verdade é que toda a sincronia e beleza vem de bastante treino e empenho técnico, não tendo nada a ver com magia.


 

 

Maiô para ginástica :O que é a Ginástica Rítmica

Essa modalidade da Ginástica, envolve movimentos de corpo e de dança. As coreografias lembram uma coreografia de dança, mas na verdade são movimentos de diferentes tipos e dificuldades combinados. Entre um movimento desses e outro, aí sim, vem uma dancinha para que eles fiquem bem coladinhos e harmoniosos. Outro aspecto é a colocação da música para combinar com a coreografia, geralmente as músicas mais animadas deixam as apresentações mais eletrizantes.

Maiô para ginástica :Quais as provas da ginástica rítmica

 

A Ginástica Rítmica combina, tudo isso que falamos, com o manejo de aparelhos próprios: corda, arco, bola, maças e fita. Com muita graça e beleza os movimentos são criados artisticamente. Ele pode ser praticado por meninos e meninas, mas as competições têm apenas provas femininas. Os treinamentos começam bem cedo, lá pelos seis anos de idade. E é só a criança gostar do esporte para praticar.

Como falamos de competições e o assunto hoje é a ginástica rítmica, saiba que é necessário ter no mínimo 15 anos, ou seja, entre os 15 e os 20 anos a atleta deve estar no auge de sua performance desportiva. Nessas competições são usados trajes que chamam muito à atenção do público. Os maiôs de ginástica rítmica são decorados com pedras, franjas, rendas e muitos apliques para que fiquem como se fosse uma fantasia complementando a coreografia.

Maiô para ginástica :Como praticar ginástica rítmica

Os maiôs são customizados pelas equipes. Não sendo comprados prontos. São criados por uma estilista e confeccionados em lycra, plush ou outro tecido aderente ao corpo. No post de hoje temos algumas ideias de maiôs. No vídeo abaixo uma bailarina ensina como customizar um collar de ballet com algumas peças para deixá-lo com cara de apresentação. Pode te ajudar a aprender como customizar um maiô de ginástica rítmica também.