As vezes a mídia começa a utilizar um termo " gringo " com tanta intensidade que passamos a achar que nós estamos errados em não saber o que significa de verdade. Mas não tem nada de errado nisso. Desde o início da pandemia do novo Corona vírus o uso da palavra inglesa lockdown (confinamento, em português) tem sido cada vez mais frequente em noticiários e discursos na TV. Mas afinal, o que é na prática? É uma lei nova? Pode ou não pode sair na rua? O que funciona  e o que fecha? Posso abrir meu comércio local? Calma, que no post de hoje vamos aprender bastante sobre o lockdown e sua importância nesse momento que estamos vivendo.


O que é Lockdown ?

É uma medida de extrema emergência, afinal, ninguém quer ficar trancado em casa, nem o governo quer que a gente não trabalhe ou consuma. É uma decisão difícil mas é para que a população  fique em casa e só funcione o que seja essencial para TODOS. Afinal, de lá pra cá, todo mundo resolveu colocar sua área de trabalho como essencial para tentar driblar uma medida que é para a proteção do coletivo.

Quem adotou o Lockdown?

Ele foi decretado com sucesso em países como a China, Espanha e Itália e conteve muito o número de casos. Esses países começaram a sentir o impacto da pandemia antes de chegar ao Brasil  e essa medida foi fundamental para conter o avanço da doença ( que mesmo assim foi devastador )  e , principalmente, para reorganizar os sistemas de saúde para que não chegassem a sua capacidade máxima.

A necessidade de fechar tudo é exatamente essa. Não tem como todo mundo ficar internado ao mesmo tempo. Se todas as pessoas do andar do seu prédio pegarem covid-19, imagine só, ocupariam quantos leitos? Em cidades menores, não há um leito sequer, então quem fica doente lá, entra em uma ambulância às pressas e vem pra uma cidade grande.   O colapso do sistema público de saúde ( que já é precário, quem usa sabe ) poderia ser evitado se o vírus não se espalhasse tão rápido.

Lockdown é mesmo necessário?

Essa medida é necessária apenas em regiões onde o sistema de saúde não terá estoques suficientes de leitos para atender os pacientes graves . E, caso as medidas de quarentena e higiene tivessem sendo seguidas da forma correta. Pelo menos na minha cidade, não é o caso!

Como saber mais sobre Lockdown

O Professor e sociólogo Marçal Santos, logo no início da pandemia do Corona Vírus, fez uma live em seu canal. Nessa live ele apontou a necessidade da medida de isolamento social mais restritiva, como uma possibilidade para conter de forma eficiente o contágio e abordou outros pontos ( positivos e, claro, negativos ) dessa medida tão radical por parte dos governantes.  A live está disponível aqui embaixo e, mesmo sendo um vídeo maior do que os que costumamos disponibilizar aqui, fica sendo uma aula muito explicativa do lockdown e seus desdobramentos.