Um ateliê de costura é o local onde uma costureira vai passar a maior parte do seu tempo criando e confeccionando peças, por isso, precisa ser organizado e conter todos os materiais que ela vai utilizar para o seu trabalho.


Hoje nós vamos ajudar você, que está querendo abrir seu próprio ateliê. Vamos mostrar os itens indispensáveis para o seu espaço, onde você poderá expressar toda a sua criatividade tanto nas roupas quanto na decoração. Veja:

Conheça o seu espaço disponível

Observar o espaço onde você pretende organizar o seu ateliê é essencial para começar a organizá-lo. Assim, você vai conseguir separar melhor os seus móveis e aproveitar ainda mais o espaço disponível. Desse modo você já saberá o que fazer com cada objeto e evitará o surgimento de alguns empecilhos na hora de decorar.

Veja aqui: Ideias de negócios para mães que querem trabalhar em casa

Aproveite os pequenos espaços

Mesmo que você tenha apenas um espaço pequeno para organizar seus tecidos e aviamentos, ele pode ser otimizado. Use gavetas e caixas organizadoras para guardar seus materiais, armários aéreos e mesas com departamentos extras também são ótimas opções.

Use araras nas paredes

Para expor as peças que você terminou ou ainda guardar aquelas em que você está trabalhando de modo que elas não amassem, a melhor opção é colocar araras em suas paredes. Use varas nas paredes se desejar utilizar o espaço de baixo delas.

Leia aqui também: Ideias de lanches para vender no trabalho


Use estantes, caixas e potes para objetos pequenos

Caixas empilhadas podem organizar todos os seus tecidos, assim como pequenos potes servem para organizar suas agulhas, linhas, botões e todos os objetos de aviamento que você utilizar para a criação de seu trabalho. Coloque todos eles em estantes e tudo ficará completamente organizado. Para que os potes fiquem sempre no mesmo lugar, uma dica é prender a tampa deles na parte inferior da prateleira. Use pastas para guardar seus moldes e guardá-los no mesmo local.

Leia: Como trabalhar com festas

Invista em uma placa eucatex

Essa placa é aquela cheia de furinhos, que permite que você coloque ganchos e ímãs. Assim, você pode criar pequenas prateleiras ou apenas pendurar suas tesouras, fitas e outros materiais que você sabe que vai precisar com frequência.


Aproveite todo o espaço da parede

A parede possui um espaço incrível e até mesmo os mais altos devem ser aproveitados. Com a ajuda de prateleiras ou estantes você pode guardar suas caixas organizadoras com materiais que você sabe que não vai usar com muita frequência. Isso é necessário porque será um local de difícil acesso e subir escadas todos os dias para alcançar seus materiais não parece ser muito bom.

Decore o ambiente com tecidos e papel contact

Os seus móveis vão ficar muito mais estilosos e o ambiente vai lembrar muito mais um ateliê se eles forem decorados. Tecidos e papéis coloridos podem ser aplicados em estantes, gavetas e cadeiras. É uma maneira diferente dos seus clientes verem a sua criatividade.

Separe um espaço para as peças extras

Em algum momento, toda costureira vai ter peças e materiais extras. Pode ser uma peça que você estava testando, um material que você comprou e ainda não sabe onde utilizar ou ainda, materiais que você ainda tem e eles estão lá apenas para reserva. Mesmo que não pareça, eles ocupam um grande espaço e devem ter um cantinho só para eles.

Invista em uma boa iluminação

Uma boa iluminação é importante para a execução de qualquer trabalho manual. Use e abuse das janelas e, se não for possível, invista em boas lâmpadas e luminárias. Com uma boa iluminação você ficará mais atenta aos detalhes do seu trabalho e seus clientes poderão observar as peças com mais precisão, além de ser muito agradável.