Você já ouviu falar de  azeite extravirgem, virgem, refinado e puro ? Mas, se azeite não é tudo igual, quais as diferenças entre eles? No post de hoje, vamos sair, após a leitura, experts em azeites.Eu, particularmente, amo esse ingrediente e uso bastante em casa. Bom para a saúde, gosto delicioso e um toque refinado nos temperos. Quem mais aí é fã de azeite?


O que é o azeite?

Mas, afinal, o que é o  azeite ? Vocês sabiam que no sul do nosso país, qualquer óleo é chamado de azeite, enquanto no meu estado apenas o azeite de oliva é chamado assim? Bom, eu me atrapalhei um bocado no início, mas agora já sei disso e não confundo mais. Achava um exagero, por exemplo, usar azeite para frituras em imersão em casa. Mas era o óleo de soja comum! Afinal, o azeite de oliva é um óleo vegetal tirado da azeitona. Não é um alimento barato, e, dependendo da sua classificação, pode ser considerado um alimento nobre, portanto, bem caro.

O que é azeite extravirgem

Vamos conhecer algumas diferenças e elas se dão a partir da sua pureza. Por exemplo, o  azeite extravirgem é o primeiro óleo a sair de azeitonas perfeitamente conservadas. É mais puro, tem pouca acidez e o sabor é mais forte. Não é à toa que ele é o mais nutritivo e rico em antioxidantes. O ideal é consumir esse puro, sem ir ao fogo, para

O que é azeite virgem

O segundo óleo que sai do processo de extração é o que chamamos de azeite virgem. O sabor é mais adocicado e é um pouco mais ácido, mas é mais suave que o extra virgem. Para refeições mais saudáveis, ele pode ser usado pra cozinhar, grelhar, fritar ou refogar alimentos.

O que é azeite refinado

O azeite refinado, como o nome diz, ele passa por um processo químico, já não é artesanal. Esse processo de limpeza faz com que ele fique com a acidez maior. Pode ser usado para grelhar carnes, legumes. Não é indicado que ele vá ao fogo alto, pois pode virar gordura saturada. Aí, já viu, a comida saudável vai por água abaixo.

 

O que é azeite puro

O considerado azeite puro, ele na verdade é uma misturinha de azeite virgem com o azeite refinado. Como o refinado passa por um processo industrial para retirada de impurezas, o puro também não deve ser usado para frituras ou ir em fogo muito alto. A acidez desse tipo de azeite não passa dos 1,5%.

 

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre os tipos de azeite?