Ás vezes fico me perguntando, como um machucado tão pequeno, em um corpo tão grande pode me deixar tão abalada. Assim são os machucados, de todo tipo, nos nossos dedos. Dia desses cortei o dedo com uma faca de serrinha e fiquei quase que sem poder escrever pro site, por que incomodava demais qualquer pequeno movimento. Então pensei nos cuidados que precisamos ter com as cutículas para que elas não inflamem. Afinal, uma cutícula inflamada, além de uma péssima aparência, pode acabar com o nosso bom humor, não é?


O que é a cutícula inflamada

Um corte pode gerar uma inflamação, sobretudo em regiões mais abafadas, como as unhas dos pés. Mas a  inflamação também pode ocorrer devido a ação de fungos e bactérias. Os sintomas mais comuns são inchaço, vermelhidão, dor local, endurecimento da pele e formação de pus.

 

Tratamento padrão para cutícula inflamada

A indicação para tratamento é com remédios. O médico prescreve para melhora da inflamação e alívio dos seus sintomas, alguns antibióticos orais, creme antifúngico ou pomadas antibióticas e corticóides. Além disso é importante tratar a área, mantendo a região sempre limpa com soluções antissépticas e cicatrizantes e coberta com um curativo que permite a pele respirar.

 

Como melhorar a cutícula inflamada

1- Não abafe a região com curativos na cutícula inflamada

2- Evite lavar louça e roupa por alguns dias

3- Evite o contato dos dedos com água muito quente

4- Deixe para fazer as unhas novamente quando os dedos cicatrizarem


Tratamento caseiro para a dor da cutícula inflamada: imersão

Mergulhe os  dedos em uma solução de vinagre para desinfetar e diminuir o crescimento de fungos nas cutículas. Ele também pode inibir o crescimento de alguns tipos de bactérias. Uma parte de vinagre e duas partes de água é ideal para a imersão.No entanto, em caso de irritação, reduza o tratamento para duas a três vezes por semana. Água adicional pode também diminuir a irritação, ligeiramente diluindo o vinagre.

 

Compressa para cutícula inflamada

Falamos sobre não usar água quente na listinha acima, mas isso é mais para os banhos. O que pode ajudar a reduzir a gravidade de inchaço, em uma unha e na cutícula, é  um choque térmico. Faça uma compressa quente e outra fria, aplicando cada uma na área inchada por cerca de 10 minutos, 5 minutos cada, e repetindo duas vezes por semana até que as condições melhorem.