O assunto de hoje é a oniomicose, uma infecção comum que acomete cerca de 10% da população adulta e 20% dos idosos, e que conhecemos por " fungos nas unhas ". A aparência fica muito ruim, ocorrendo o escurecimento e o espessamento das unhas.  O cheiro das unhas com fungos também é péssimo. Mesmo não sendo uma doença grave, as unhas com fungos podem causar dor, desconforto e destruição da unha, levando a efeitos emocionais importantes, que podem ter um impacto significativo na qualidade de vida. Então chegamos a uma conclusão: unhas com fungos não é nada legal!


Como é o tratamento para fungos nas unhas

Os tratamentos são muito demorados, podem levar até um ano no caso de unhas dos pés, que tem o crescimento mais lento. Os remédios podem ser passados todos os dias, ou o caso do verniz  ( como se fosse um esmalte ) , ser semanal.  O médico que avalia e trata os fungos são os dermatologistas e vale a pena uma consulta para indicar o melhor remédio, afinal os fungos variam demais e o remédio da sua prima pode não ter o menor efeito em você.

Fatores de risco para fungos nas unhas

Existem grupos de pessoas que podem ter mais facilidade em ter os fungos nas unhas. É importante sabermos isso para nos preservamos ainda mais. São esses:

 

Diabetes mellitus.
Idade avançada.
HIV.
Uso de drogas imunossupressoras.
Problemas imunológicos.
História familiar de onicomicose.
Psoríase.
Problemas de circulação sanguínea dos membros inferiores.

De onde vêm os fungos das unhas

Essa é uma pergunta importante a se fazer, até para evitar a recontaminação após um tratamento super longo e ás vezes caro. Esses fungos são habitualmente adquiridos  em áreas úmidas e quentes, que são os meios propícios para o crescimento de fungos. Banheiros, chuveiros, vestiários e piscinas públicas são exemplos de locais que frequentemente abrigam fungos. Por isso, use sempre chinelo para evitar a contaminação por fungos nas unhas.

Como tratar os fungos nas unhas em casa

Água oxigenada para fungos

A água oxigenada pode ser utilizada como coadjuvante no tratamento por diminuir a população bacteriana, que pode estar em excesso na unha, dificultando a cura.


Bicarbonato de sódio para fungos

O bicarbonato de sódio acalma a coceira e atua como um antisséptico natural. Diariamente, você pode borrifa-lo em seus sapatos ou meias antes de usá-los para absorver a umidade.

Vinagre de maçã para fungos


Além de combater o amarelo das unhas, ele também é reconhecido por suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, que permitem combater infecções da pele e infecções por fungos. Graças ao seu teor de ácido acético, esse condimento reequilibra o pH natural da pele e elimina bactérias.

 

Vídeo cheio de informações sobre fungos nas unhas