Como sou professora de crianças, quando sinto qualquer mínima coceira na cabeça já fico em alerta pela possibilidade de ter pego piolhos. O que, mesmo com tantos cuidados e remédios, já aconteceu. A coceira na cabeça é algo que tira a nossa paciência porque parece que não conseguimos relaxar um só minuto. Quando colocamos a cabeça no travesseiro, a coceira vem. Como minhas experiências com coceira já são de longa data, resolvi fazer esse post bem caprichado para as leitoras que querem, não só saber os motivos, mas também soluções práticas e eficientes.


O que causa a coceira no couro cabeludo

 

O que mais causa a coceira no couro cabeludo é o ressecamento da pele que pode ocorrer por vários motivos. Desde a desidratação do corpo como um todo, a reação a medicamentos para tratamentos de doenças ou um procedimento químico capilar que causou reação alérgica. Um shampoo com componentes químicos que não se dão bem com a sua pele, também podem causar ressecamento do couro e alguns outros exemplos que a gente nem cogita, como queimaduras solares.

 

Fora o ressecamento, que causa bastante coceira, existem doenças que precisam ser tratadas para que a coceira passe. Infecções fúngicas, dermatite seborreica, piolhos ou alergias, podem provocar essas coceiras e também outros sintomas como vermelhidão, sensibilidade, descamação ou irritação do couro cabeludo. Algumas dessas doenças também provocam dor e muita ardência, se tornado um tormento até mesmo o simples ato de  lavar os cabelos. Para não deixar chegar a tanto, temos algumas soluções que você pode fazer dentro da sua casa com produtos simples, baratos que você já deve até mesmo ter por aí.

 

Como curar coceira na cabeça : Vinagre de maçã

Eu e meu amigo Luís sempre brincamos que o vinagre serve para tudo. Qualquer dica cadeira sempre começa pelo vinagre, então não vamos quebrar essa regra e começaremos por ele, mas não é qualquer vinagre. Use o vinagre de maçã, que é vendido nos grandes mercados e lojas de produtos naturais. Para a aplicação: Misture ¼ de xícara de vinagre a ¼ de xícara de água e coloque em um frasco de spray. Borrife a mistura no couro cabeludo e massageie, depois coloque uma toalha em torno da cabeça e espere 15 minutos. Então, é só lavar e ver o efeito.

Como curar coceira na cabeça : Bicarbonato de sódio

Outro produto tão coringa quanto o vinagre é o bicarbonato de sódio. A forma de passar corretamente é essa aqui : Faça uma pasta fina dissolvendo o bicarbonato de sódio na água e aplique sobre o couro cabeludo. Deixe agir por cerca de 10 minutos e depois lave normalmente. Para obter um resultado ainda melhor, você pode esfregar um pouco de azeite de oliva no couro cabeludo antes de aplicar a mistura.

Outros tratamentos para coceira

Alguns outros produtos naturais podem ser usados para umectar o couro e acabar com o ressecamento que causa a coceira, os mais populares são: Abacate e banana, Hamamélis, Suco de limão, Óleo de Melaleuca (tea tree oil), Óleo de Jojoba e Babosa.