Confesso para vocês que só comecei a usar o Telegram no dia em que o Whatsapp foi bloqueado. Essa história aconteceu  faz alguns anos,  acontecia um processo judicial com provas no Whatsapp, quando uma juíza, se não me engano, do Espírito Santo, bloqueou o aplicativo no Brasil. Logo o Telegram apareceu como a opção mais parecida, gratuita e viável. Naquela tarde do bloqueio, todo mundo  baixou o aplicativo, inclusive eu.


Vale a pena ter ser canal no Telegram

De lá pra cá só voltei a usar por causa da funcionalidade dos canais. Acompanhar canais do Telegram é uma ótima forma de receber dicas e conteúdos para se manter atualizado sobre diversos temas. Meus preferidos são cinema/séries, literatura e notícias.  Há milhares de opções, com uma infinidade de assuntos e estilos.

Telegram está se popularizando

Hoje em dia o Telegram está muito popularizado, já tem  mais de 200 milhões de usuários no mundo todo, e aos poucos vem ganhando muita força aqui no Brasil.O motivo maior de uso, é o mesmo que o meu: Canais de conteúdo e grupos de até 200 mil membros. Os grupos seguem semelhantes aos do Whatsapp mas os canais são uma ferramenta exclusiva ( ainda ) do Telegram. Eu uso bastante e recomendo.

Aos poucos as funções estão ficando mais popularizadas, então vale a pena ter seu próprio canal no aplicativo e já começar a disseminar seu conteúdo por lá. Lembram do começo do Youtube? Quem diria que ia virar profissão, que tantas pessoas ficariam milionárias e super famosas, competindo de igual para igual com a popularidade de artistas da televisão?

A forma de criar um grupo e um canal são diferentes. Vamos ao passo a passo de cada uma delas:

Como criar um grupo no Telegram

No iOS (iPhone):

Inicie uma nova mensagem
(toque no ícone no canto superior direito em Chats);
Toque em criar um “Novo Grupo”.
No Android:


Toque no ícone de lápis circular na lista de chats;
Escolha a opção “Novo Grupo”.
No Telegram para Desktop:

Clique no botão de menu no canto superior esquerdo;
Escolha a opção “Novo Grupo”.

Como criar um canal no Telegram

Use o mesmo caminho. Porém, em vez de escolher “Novo Grupo”, escolha “Novo Canal”.


Selecione um foto e crie um nome. Divulgue o link nas suas redes sociais e pronto, seu canal está iniciado!