Muitas pessoas começam a pesquisar o significado da flor de lótus e se apaixonam por ela. Cheia de significado esse desenho é muito escolhido por mulheres e pode ser feito em diferentes tamanhos e cores. Muito escolhida por quem quer demonstrar através dessa imagem, que conseguiu ultrapassar uma fase difícil, de superação, de renascimento. Isso por que a flor nasce na lama e desabrocha linda à luz do sol, sem se sujar.

Flor de lótus e seus significados

Essa não é realmente uma flor. A flor de lótus  é uma planta aquática natural da Ásia, usada para decorar e que tem uma longa vida. Suas sementes duram gerações e, não é toa, que seu simbolismo está associado a longevidade. Outros significados que ela pode ter, segundo o famoso dicionário de símbolos é pureza, a perfeição, a sabedoria, a paz, o sol, a prosperidade, a energia, a fertilidade, o nascimento, o renascimento, a sexualidade e a sensualidade.

Flor de lótus e o Budismo

Ela é um símbolo muito forte na religião budista. Ela significa um coração inicialmente fechado mas, que após evoluir desenvolvendo as virtudes de Buda, ela se abre. É também considerada o trono do próprio Buda.

Como é o desenho de uma flor de lótus

O desenho mais tradicional da flor conta com oito pétalas que se relacionam com as oito direções do espaço, sendo, portanto, um símbolo da harmonia cósmica e, por isso, aparece com frequência nas mandalas.

 

 

Significados  diferentes para cada uma das cores

Você sabia que cada uma das cores da flor de lótus tem significados diferentes? Na tradição budista o azul, branco, vermelho e rosa têm simbologias diferentes que são interessantes para se conhecer antes de decidir pela coloração definitiva da sua lótus.

Tatuagem de Lótus Azul: simboliza a vitória do espírito sobre os sentidos,significa sabedoria e conhecimento.

Tatuagem de Lótus Branca: simboliza o estado de perfeição do espírito e da mente, total pureza e natureza perfeita.

Tatuagem de Lótus Vermelha: símbolo da pureza do coração e da natureza original. É a flor do amor, da compaixão, da paixão e de todas as qualidades ligadas ao coração.

Tatuagem de Lótus Rosa: é o supremo dos lótus e está normalmente associada às divindades. É ligada ao Grande Buda.