Com os incríveis avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama elevaram as chances de cura para 90% quando descoberto no início. Antigamente esse diagnóstico era uma sentença de morte, isso mudou e agradecemos por isso. O problema é que no Brasil, a mortalidade continua alta porque 30% dos casos são diagnosticados em estágios mais avançados, quando o índice de cura é baixo. A campanha Outubro rosa tem o papel importante de conscientização da população em torno dos exames necessários e o alerta para sintomas que possam aparecer.


Como diagnosticar o câncer de mama

O principal método de diagnóstico precoce ainda é a mamografia, radiografia das mamas. E, sendo assim, é de grande importância ter as mamografias gratuitas pelo SUS e que elas sejam agendadas todos os anos sem burocracias. O tratamento do câncer de mama também deve ser facilitado para a população assim que ele é diagnosticado.

Efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama

Os principais efeitos colaterais do tratamento clássico contra o câncer de mama, inclui sessões de quimioterapia e radioterapia, são bem conhecidos: queda de cabelos e de pelos do corpo -como cílios e sobrancelhas, inchaço, náuseas, enjoos. As mulheres que precisam passar por uma mastectomia, que é a retirada do tumor junto com a mama, têm o agravante de ficarem sem mamilo. Com a mastectomia, ficam as cicatrizes – físicas e psicológicas. Tendo optado ou não pela reconstrução da mama, algumas mulheres acreditam que tatuar a região operada é uma maneira de superar esse difícil processo.

Tatuagens para o local da mama

São muitas as mulheres que resolver tapar a cicatriz com belos desenhos coloridos. Porém essa não é a única opção, alguns tatuadores criaram uma solução muito interessante. Um desenho de “reconstrução” da aréola das pacientes que passaram por mastectomia por meio de tatuagens 3D hiper-realistas.

Tatuagem pós-câncer é difícil de fazer

Não é uma tatuagem simples, o local está com uma cicatriz, geralmente grande e a pele está bastante sensível. O local já tem uma sensibilidade diferente, ainda mais após a retirada da mama. Os tatuadores que estão se disponibilizando, gratuitamente, com descontos ou cobrando ( afinal, é o trabalho deles ) , tem que ter uma " mão super leve ", uma técnica apurada e um olhar muito sensível.