Unhas fracas são a reclamação de muitas leitoras. Elas nunca crescem o suficiente e racham, sendo difícil mantê-las esmaltadas e bonitas. Sobre esse assunto é preciso dizer que aqui vais encontrar informações sobre como tratar o sintoma, mas é preciso investigar a causa do problema. Não é saudável ter as unhas fracas. Mesmo que a sua busca hoje seja puramente estética, mantenha os olhos abertos para desequilíbrios do organismo antes que virem doenças mais graves.


Quais os sintomas de unhas fracas?

Elas quebram facilmente, demoram para crescer ou apresentam toda a estrutura muito frágil. As pontas costumam ser de cor transparentes e se abrem em camadas. Fica com uma aparência muito feia e na maioria das vezes são cortadas bem rente para que os lascados não apareçam. As unhas fracas também incomodam, arranham os braços, puxam fio das roupas e definitivamente não é uma boa experiência sensorial.

Principais causas das unhas fracas

As causas aqui abaixo podem acontecer juntas ou isoladamente com você. As dietas restritivas, por exemplo, podem se juntar a outros fatores, deixando as unhas bem quebradiças:

Má alimentação

Anemia

Distúrbios na tireoide

Produtos de limpeza


Doenças dermatológicas

Uso excessivo de acetona pode tornar as unhas fracas

Roer unhas


O que fazer para tratar unhas fracas?

É possível que seu dermatologista te peça exames para analisar seus níveis de vitaminas e nutrientes, principalmente os ricos em Vitamina A ou Vitamina B5, Ferro, Cálcio e proteínas. É possível que te passe algum suplemento alimentar que deve ser tomado diariamente. Eles não engordam e não contém açúcar. Siga suas orientações sem medo.

Receitas caseiras para fortalecer a unha

1.      Esmague um dente, esfregue nas unhas e deixe agir por 30 minutos. Fazendo isso uma vez por dia, ou intercalando as datas, você vai notar a diferença no crescimento das suas unhas.

2.      Uma colher de bicarbonato de sódio deve misturada com água quente. Tem que esperar esfriar um pouco, viu? Cuidado para não se queimar! Deixe as unhas de molho por 10 minutos e faça esse procedimento, pelo menos, uma vez na semana.

3.      Em um recipiente, esprema o suco da laranja, misture uma colher de açúcar e finalize molhando um algodão, já com o óleo de amêndoa, na misturinha e use-o para limpar as pontinhas dos seus dedos.