Se você chegou a conclusão que é hora de ter um bebê, ou, quem sabe, já seja o seu segundo, é o momento que pensar nas formas de aumentar a sua fertilidade e preparar o seu corpo para essa gestação. Corpos saudáveis são a melhor morada para os bebês, mamães que se cuidam e se dedicam a mantê-los saudáveis são as mais preocupadas com seus filhotes.


Como preparar o corpo para a gravidez

Para que tudo dê certo desde a idealização, a concepção e a gravidez, existe a necessidade de manter uma boa saúde do corpo. Para isso, e para que a fertilidade aflore de forma natural e bem-sucedida, as vitaminas são muito importantes. Mantendo uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes e fugindo de gorduras trans e dos carboidratos de baixo índice glicêmico, já temos muitos ganhos.

O que suplementar para aumentar a fertilidade

Quando falamos em suplementação de vitaminas para engravidar, e até mesmo para quem já está grávida, a protagonista é sempre a vitamina B9. Uma das vitaminas do complexo B é também conhecida como ácido fólico. Como todas as vitaminas, ela está presente nos alimentos que conhecemos e estão disponíveis na natureza. Então, será que existe necessidade de suplementação? Vamos analisar os fatos e responder essa pergunta com a maior clareza possível, para que possamos ajudar o maior número de futuras mamães.

Como aumentar a ingestão de ácido fólico

 

As fontes de Vitamina B disponíveis na alimentação são muitas, principalmente nos vegetais de coloração verde, e também em fontes animais, como é o caso da carne de fígado. Ela age na gravidez prevenindo os defeitos do tubo neural, como a espinha bífida e malformações no feto. Ou seja, é necessária a atenção nessa vitamina em todas as mulheres que planejam engravida.  O ideal é que o consumo seja de 400 microgramas de ácido fólico diário. O que é difícil de se conseguir apenas com a alimentação, ou seja, a suplementação desse ácido através de comprimidos é indicada pelos médicos, três meses antes de engravidar. Além disso, continuar com ingestão do mesmo durante pelo menos os três primeiros meses de gestação.

Vitaminas que aumentam a fertilidade: O que ingerir?

Outras vitaminas que favorecem tanto à fertilidade quanto à saúde do feto:

Vitamina C: essencial para melhorar as taxas de ovulação e de fecundidade natural;Vitamina E: tem função antioxidante que ajuda na reparação das células. Ela é encontrada principalmente em peixes, sementes e oleaginosas;
Vitamina D: essa é uma daquelas vitaminas que precisam de luz solar para síntese. Sendo assim, o recomendado é passar pelo menos 30 minutos sob o sol diariamente, entre às 10h e 16h. Essa vitamina é importante porque tem amplas funções tanto nas enzimas quanto no metabolismo celular;
Vitamina B12: outra vitamina do complexo B relacionado a formação neurológica do feto, assim como o ácido fólico. No entanto, ela é encontrada principalmente em fontes animais. Sendo assim ela deve ser suplementada em pacientes vegetarianos, veganos e com baixos níveis sanguíneos.