Conhecer o próprio corpo gera autonomia e eleva a nossa autoestima. O corpo da mulher é tema de debates e discussões em estudos no mundo inteiro mas, sabemos que no fundo, cada um deles é um universo próprio regido pelas leis da natureza e pelas nossas. Comemos o que queremos, fazemos sexo com quem estamos com vontade e por aí vai. A partir desse controle temos também uma coisa chamada responsabilidade. Cabe a nós mesmas lidarmos com as consequências dos nossos atos em relação ao nosso corpo e esse é o assunto desse post. Conhecer os sintomas do período fértil é importante para planejarmos nosso futuro, seja ele com ou sem bebês! Autonomia, meninas!


Conhecendo o nosso período fértil

Não é em qualquer dia do mês que engravidamos, mas também não é um ato de sorte ou de descuido. Nosso corpinho funciona muito bem lá por dentro e temos o chamado " período de ovulação ", e esse é o momento ideal para engravidarmos. Caso seja essa a sua intenção, faça suas contas e planeje seu ato sexual para que o seu bebê seja feito nele. Esse período dura em torno de seis dias.

Na prática a ovulação significa que os óvulos estão saindo dos ovários, caminhando pelas trompas e indo até o útero esperar pelo espermatozoide do papai deles. O período fértil da mulher começa 14 dias antes dela ficar menstruada, isso é, em uma mulher que tenha uma menstruação regular. Ou seja, a ovulação ocorre entre o 11º e 15º dia antes de cada menstruação.

Alguns sintomas acontecem quando o óvulo sai do ovário, afinal é um momento de preparação para que ocorra a fecundação. Seu corpo não desiste e todos os meses é a mesma coisa. Alguns desses sintomas podem acontecer com você e outros não. Como eu disse, conhecer todos eles faz parte da autonomia que você precisa ter sobre o seu corpo. Quais são eles?

Secreção semelhante à clara de ovo

Crua, tá meninas? Esse é geralmente o  primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando e é um mecanismo natural de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal. É o corpo dando uma forcinha para os espermatozoides !

Surgimento de espinhas

Quando uma mulher, fora da adolescência, aparece com uma espinha, ou está usando uma base muito oleosa e entupindo os poros, ou está no período fértil

Aumento da temperatura basal

A temperatura basal é aquela sua normal, que você tem sem fazer  nada de diferente, sem pegar sol. Isso acontece por causa dos esforços realizados que o organismo faz para preparar-se para a fecundação. Pode ocorrer um aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC, que pode ser medida com um termômetro logo ao acordar.


Outros sintomas do período fértil

Aumento da sensibilidade nos seios, aumento da libido e do apetite e uma dorzinha no baixo ventre ( bem atrás do umbigo ) , também são sintomas bem comum que tem a ver com o processo que está ocorrendo. Isso quer dizer que está tudo super ok com você. Caso os seus sintomas estejam incomodando o seu dia a dia e você acredita que não seja normal, como uma dor excessiva nos seios, procure um ginecologista para fazer exames e ajustes.