Quem é fã de chás já deve ter ouvido falar do Rooibos. Essa planta, que é um arbusto de origem africana, anda super em alta e, mesmo não sendo um chá de verdade, está fazendo muito sucesso nas lojas especializadas. Por que não é realmente um chá? Venha comigo aprender muitas coisas sobre o universos dos chás, sobre o Rooibos e suas propriedades, tenho certeza que valerá muito a pena!


O que é e quanto custa o Chá de Rooibos

Para ser considerado um chá a planta precisa ter o fator estimulante, conhecida como " teína ", sem ela a bebida não é assim classificada. Os chás preto, vermelho, branco, verde, todos têm a teína. O Rooibos é feito a partir das folhas da Camellia Sinensis e chama a atenção pelo sabor adocicado e a cor avermelhada.

Nos últimos vinte anos seu uso deixou de ser restrito às regiões onde seu plantio é mais comum e foi ganhando o mundo. Aqui no Brasil, lojas de chás gourmet, vendem Rooibos combinados com outros chás e especiarias e tem nele um campeão de vendas. O valor, em um desses sites, chega a R$ 35,00 um saquinho de 100g.

Quais são os benefícios do Chá de Rooibos

A lista de benefícios é enorme. Para começar ele é um isotônico natural, relaxante muscular, tem forte poder anti-histamínico e ainda é rico em antioxidantes, ferro, flúor, cálcio e vitaminas A, C e E.  Entre as indicações do chá está a diminuição das cólicas, tanto da menstruação quanto a dos bebês.

Quem pode tomar chá de Rooibos

O chá de Rooibos pode ser servido quente ou gelado e a qualquer hora. O sabor adocicado porém sem calorias é sempre bem-vindo, especialmente para quem está de dieta e tem dificuldade de ficar muitas horas sem sentir o sabor doce. Como não tem estimulantes é ideal para ser tomado a noite, perto da hora de dormir. Seu efeito relaxante é poderoso para quem sofre de insônia, ou simplesmente gosta do ritual do chá antes de deitar. O chá, por não ter cafeína na sua composição, é indicado para quem sofre de pressão alta, gestantes e até crianças.

Vale a pena experimentar uma xícara desse maravilhoso chá!