Dizem que o próprio hábito de tomar uma bebida quente, que tem que ser feito de forma lenta, consciente, melhora uma ansiedade leve. Não sei se cientificamente isso é comprovado, mas em mim funciona bastante. Quando falamos de ansiedade, podemos estar nos referindo ao sentimento de ansiar por algo, que nos agita e desconcentra, ou falando de uma doença que abala bastante a nossa saúde mental. Vamos começar diferenciando os assuntos para que não nos confundamos mais e possamos ter soluções distintas pois os problemas são diferentes.

Reconhecendo a ansiedade

A doença ansiedade pode ser caracterizada nas situações abaixo:

·         Doença obsessiva compulsiva;

·         Stress pós-traumático;

·         Pânico;

·         Agorafobia, ansiedade generalizada, ansiedade social ou ansiedade da separação.

Para lidar com ela as soluções são indicadas pelo médico e as medidas que ajudam são: Meditar, praticar exercício físico e, sobretudo, o tipo de alimentação que se consome podem ajudar a atenuar os sintomas de ansiedade.

Chás para aliviar ansiedade

Já a ansiedade que se manifesta de forma pontual, quando algo de fato acontece, como a preocupação com o aumento dos níveis da Covid-19, os chás são indicados e podem ser um forte aliado de controle mental. Para esses casos, recomendamos os chás e as formas de fazer que se segue:

Chá de passiflora

 

Coloque 250ml de água mineral em um caneco ou uma panela e deixe ferver. Com o fogo desligado, após a fervura, adicione uma colher de chá da flor. Tampe o recipiente e espere até 15 minutos e, em seguida, coe o chá para consumi-lo.

Chá de lavanda

 

Ferva quatro xícaras de água. Espere ferver e coloque duas colheres de sopa da planta já seca e picada. Tampe a mistura para abafar e aguarde cinco minutos. Se quiser, pode colocar um pouco de mel para adoçar.

Chá de lavanda com laranja

 

Ferva quatro xícaras de água mineral. Em seguida, coloque uma casca de laranja e um pau de canela. Deixe a mistura no fogo por cerca de três minutos. Desligue e adicione duas colheres de sopa da lavanda, já bem seca e picadinha. Tampe o recipiente para abafar o preparo por cinco minutos, coe.