A quinoa está em alta no mercado dos produtos bons para a saúde já há alguns anos. Ela é uma sementinha comestível, redonda e pequenina. Lembra muito o formato de um sagu, só que tom diferente. É possível encontrar quinoas nas cores branca, preta ou vermelha. Ela cozida fica bem macia e com um leve sabor de nozes, combinando com muitos pratos da nossa culinária, sobretudo saladas. Por ser um alimento versátil e  uma excelente fonte de proteínas e fibras, seu consumo é incentivado em quase todas as dietas. Hoje vamos conhecer todos os nutrientes da quinoa, a forma de preparar e armazená-la também.


Quais são os nutrientes da quinoa

Abaixo está a tabela nutricional de 1 xícara (185 gramas) de quinoa cozida:

~ Proteína: 8 gramas;
~ Fibra: 5 gramas;
~ Manganês: 58% da dose diária recomendada (RDA);
~ Magnésio: 30% da RDA;
~ Fósforo: 28% da RDA;
~ Folato: 19% da RDA;
~ Cobre: ​​18% da RDA;
~ Ferro: 15% da RDA;
~ Zinco: 13% da RDA;
~ Potássio 9% da RDA;
~ Mais de 10% da RDA para as vitaminas B1, B2 e B6.

Pequenas quantidades de cálcio, B3 (niacina) e vitamina E.

Quantas calorias tem a quinoa ?

Em uma xícara de quinoa cozida há  um total de 222 calorias, com 39 gramas de carboidratos e 4 gramas de gordura.

Onde comprar quinoa

Não é difícil encontrar quinoa para comprar, está a venda na maioria dos supermercados, lojas de produtos naturais. Para evitar o amargor que alguns tipos de quinoa podem tem ( especialmente os comprados à granel ) faça o procedimento a seguir :  Mergulhe quinoa por 1-2 horas, em seguida, mudar a água, molhe novamente, e enxaguar. Este processo vai eliminar a amargura.

Dicas para conservar e congelar quinoa

Para conservar a quinoa em casa ela deve ser armazenado em um recipiente bem fechado e longe da luz. Dá para congelar a quinoa preparada também. A receita está logo abaixo.


Como preparar a quinoa

Ingredientes:

1 xícara de quinoa em grãos

2 xícaras de água fervente


1 dente de alho picado

1 colher de sopa de cebola picada

1 colher de sopa de azeite de oliva

sal à gosto

Modo de preparar:

Primeiro lave a quinoa e escorra. Depois refogue em azeite até ela dourar ou começar a estalar.Coloque o alho e a cebola para refogar. Coloque a água fervente e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos tampado. Depois solte com um garfo os grãos para ficar soltinha.