A Covid-19 é uma doença com tantas nuances que nunca sabemos ao certo o que esperar após um diagnóstico positivo.Em algumas pessoas um positivo pode significar sintomas brandos, e outros são tão intensos que comprometem o corpo a ponto de tirar a vida do paciente. Mas, uma coisa é fato, ela ataca os pulmões deixando o corpo debilitado, pela baixa oxigenação e com possíveis sequelas. Para que isso não aconteça, uma atividade física indicada é o Pilates, por melhorar a qualidade de vida de quem está ou esteve com Covid-19.

Necessária a avaliação do paciente antes de iniciar

Claro que é necessária uma avaliação para que o paciente possa fazer, de forma online, e em isolamento, os exercícios de respiração propostos pelo método Pilates. Afinal ele tem se mostrado uma das atividades mais eficientes para a melhora da qualidade de vida durante e pós-covid-19.

Pilates na reabilitação pulmonar

A  reabilitação de pulmões é  o objetivo desses exercícios, e a indicação vem da forma tridimensional com que a respiração é trabalhada no método. Tridimensional por que a  caixa torácica é empurrada para o lado e para trás com a ação do diafragma e dos músculos intercostais e os músculos abdominais e do assoalho pélvico mantêm-se contraídos. Por isso, ao sentir os sintomas, inicie os exercícios de respiração do Pilates, para fortalecer, mas realize com a ajuda de um profissional certificado. Eles devem ser feitos pelo menos de 2 a 3 vezes ao dia, fazendo com que a respiração funcione de forma mais funcional e harmônica.

Ampliando a capacidade respiratória com exercícios

Dessa forma, o instrutor de Pilates e o aluno, conseguem juntos ampliar a capacidade da caixa torácica e os músculos auxiliares da respiração. Com a melhora da respiração sendo sentida a cada dia. Após uma semana já é perceptível o resultado. Mesmo para quem é iniciante já vale a pena investir nesses exercícios que são conhecidos em todo mundo.

Sabemos que a doença é terrível e já levou muitos familiares e amigos e, juntos iremos conseguir sair dessa e ficaremos livres desse pesadelo. Mas, enquanto ainda estamos passando por isso vamos multiplicar as informações verídicas sobre a Covid-19 e o Pilates realmente ajuda bastante.