A menstruação deve ser encarada como uma limpeza, um faxinão no útero, que acontece todos os meses. O corpo da mulher se prepara todinho pra engravidar mensalmente e, se isso não acontece, o colchãozinho de células e sangue que é feito para segurar o embrião, sai naturalmente através da menstruação. Alguns hormônios são responsáveis pela construção desse colchãozinho, outros são pela remoção. Isso se chama ciclo reprodutivo, e quer dizer que está tudo bem com a mulher. Não tem nada de errado e, muito menos de sujo, nisso.


Porque a menstruação fica escura

Como são muitos hormônios envolvidos no começo, no meio e no final do ciclo, pode ser que alguma coisa altere a atuação deles. Por isso é normal que algumas alterações aconteçam em relação ao fluxo menstrual, inclusive relacionadas à coloração do sangue.  Caso você tenha reparado que sua menstruação está mais escurecida do que o que costuma vir, esteja atenta para as possibilidades abaixo.

Alterações no ciclo menstrual

O escurecimento da menstruação quer dizer que ela ficou mais tempo exposta ao oxigênio. Isso pode acontecer com o sangue que ficou lá no fundo do útero e desceu por último. Se é o sangue do final da sua menstruação, está tudo certo. É um processo natural.

Que cor a menstruação escura pode ter?

É natural que ela fique amarronzada ou quase preta em algumas situações. Por exemplo, mulheres que têm o útero largo, acumulam mais sangue no funda e esse demora mais para sair de lá. Quando ele sai, normalmente sai mais escuro.

Possíveis causas da menstruação escura

Algumas alterações hormonais por conta de estresse podem alterar o nosso fluxo menstrual. Quando estamos muito preocupadas, em uma fase mais atribulada da vida, é normal que o fluxo diminua muito, aumente ou até escureça.

Caso, a menstruação escura esteja acompanhada de dor ou de um cheiro diferente do cheiro que o sangue da menstruação tem, é hora de procurar um médico. O meu conselho aqui é, nunca demore para procurar um ginecologista se sentir algo errado. Nosso sistema reprodutor é muito sensível e ativo, e ao menor sinal de problemas precisamos de aconselhamento profissional e ação.  Não é à toa que os exames ginecológicos devem ser feitos todos os anos.

Algumas possibilidades para o sangue escuro quando não está tudo bem são as DSTs ( geralmente acompanhadas de dor e cheiro ruim ) , endometriose ( doença comum em mulheres que precisa ser tratada ) e condições que alterem o equilíbrio hormonal do corpo, como a menopausa ou problemas da tireoide, por exemplo, podem provocar mudanças na menstruação. Nesses casos é necessária a ajuda médica!