Para começarmos a conversa desse post é importante deixar claro que o corpo da mulher varia tanto por dentro quanto por fora, e você há de concordar comigo que, mesmo tendo dois olhos, um nariz e uma boca, não deves ser parecida com nenhuma das suas amigas, correto? Então, porque haveria de se comparar por dentro, pelo funcionamento do corpo e pelo jeito como ele reage à determinadas situações? Não deveria. Cada um ter reações no seu tempo e de formas diferentes, e em relação ao fluxo menstrual também.


Porque o fluxo menstrual varia tanto?

Tem mulheres que menstruam mais de uma semana, outras sentem um pinguinho de sangue na calcinha e pronto, a menstruação já acabou. Não sei como costuma ser o seu fluxo. O que é certo? Não sabemos. Cada corpo é de um jeito e tem um fluxo diferente. O que  pode modificar o seu normal – esse " normal " é o que varia de pessoa para pessoa – são alterações hormonais.

Por que menstruação atrasa

Os hormônios são substâncias muito poderosas que comandam todo o nosso corpo. É como se fosse uma baixinha mandona, porque os hormônios existem em pouquíssima quantidade, se comparados aos litros de  sangue que temos. Eles é que regulam tudo, e quando algo não vai bem com eles, ficamos com alterações muitas vezes visíveis, como as espinhas.

Quando a menstruação atrasa alguns dias é bem possível que seja alguma alteração dos nossos hormônios. E sabe uma das coisas que mais causam alterações hormonais? O nervosismo, o estresse, a cabeça cheia! Se então você está super nervosa porque sua menstruação atrasou é possível que ela atrase mais ainda, porque seus hormônios estão cada vez mais desregulados.

Como fazer a menstruação descer?

Não se entupa de chás que viu na internet. Sobretudo os de canela e hibisco, porque eles podem aumentar a sua pressão arterial, causando outros problemas além desse. Um chazinho de camomila calmante sim, esse cai super bem. Quentinho, com um livro, uma música calma nos headphones.

Finalizando, o atraso da menstruação nem sempre é sinal de gravidez e pode ser resultado de outros fatores, como estresse excessivo, consumo exagerado de cafeína ou até mesmo alterações em órgãos produtores de hormônios. Caso atrase mais  que 10 dias, é recomendado fazer o teste de gravidez e/ou consultar seu ginecologista.