Não sei há quanto tempo vocês usam lentes de contato, mas por aqui o uso já está em torno de três décadas. Mas, quando achamos que sabemos tudo sobre um assunto, aí é que está o perigo, ficamos mais relapsas. E, quando o assunto é a saúde ocular, não podemos deixar os cuidados de lado. Qualquer pequeno deslize pode nos tirar um dos sentidos mais importantes, que é a nossa visão. O assunto de hoje é a vida útil das lentes de contato e como identificar que sua lente já está com os dias contados. Vem comigo saber tudo sobre esse assunto!

O que são e para que servem as lentes de contato?

 

As lentes são pedacinhos de plástico com altíssima tecnologia. Através da densidade, da textura gelatinosa, do grau que é conferido a ele, nós conseguimos enfiar esse pequeno plástico dentro dos nossos olhos e corrigir o grau que nos falta para enxergar perfeitamente. Parece até mágica. Com o tempo, esse objeto de correção de problemas de visão foi ficando mais em conta, e atingindo um número maior de problemas de visão. Com essa popularização também veio uma maior população de usuários, e assim, mais dúvidas e mais problemas.

 

Afinal, como saber que a lente está vencida?

Os danos à saúde ocular podem começar com uma simples coceira nos olhos. Outros sinais de que estamos com problemas mais graves são as irritações, infecções e olhos secos. Então, para não chegar a tanto, fique de olho nos alertas que sua lente te dá!

Suas lentes estão nubladas ?

Se você enxerga com uma certa névoa, é hora de trocar o par. Não tem nem muito o que dizer além disso. Os sinais são claros e a substituição é necessária. Mão insista!

Sente  desconforto e irritação ?

Se você já usa a algum tempo, ou seja, não está se adaptando às lentes de contato, então tem algo errado. Se suas lentes estão limpas, com produtos indicados e com a solução salina,  qualquer irritação significa que elas estão vencidas.

Elas estão com marcas de dobras ?

O formato das lentes deve ser o que proporciona total adesão à córnea. Caso fique com um espacinho sobrando, as bactérias entram e se instalam nas suas lentes.

Qual a data de validade das lentes?

Veja a data de descarte de cada tipo de lentes:

• As lentes descartáveis ​​diárias devem ser descartadas após o uso por um único dia.
• As lentes descartáveis ​​devem ser substituídas a cada duas semanas.
• A vida útil prescrita das lentes de reposição frequentes é até a cada mês ou a cada trimestre.
• As lentes tradicionais (reutilizáveis) devem ser trocadas a cada seis meses ou mais.