As cascas das frutas é que fazem elas serem tão lindas, mas não é só de beleza que elas são feitas. Como é na casca que o sol bate, elas são cheias de energia, contendo mais fibras e nutrientes.O post de hoje vai te fazer soltar a criatividade culinária para aproveitar super bem essas cascas que são fábricas de saúde para nosso organismo. Aproveite-as fazendo chás, vitaminas, farofas, geleias e muito mais.


Quais os benefícios das cascas das frutas?

Veja alguns exemplos de cascas que podem ser aproveitadas:

Laranja – A casca da laranja, por exemplo, tem quase o dobro de vitamina C se comparada ao sumo da fruta.

Kiwi – a casca do kiwi tem mais oxidante do que a polpa e pode ser aproveitada na hora de fazer um suco, por exemplo.

Maçã – A casca de uma maçã contém cerca de metade do teor de toda a fibra contida na fruta. Uma maçã proporciona 9 miligramas de vitamina C, 100 de vitamina A e 200 gramas de potássio.

Uva- Os maiores nutrientes da uva, ou seja, os flavonoides, os pigmentos antociânicos e principalmente o famoso resveratrol, encontram-se principalmente em suas sementes e em sua casca.

Melancia – Assim como a casca do tomate, a da melancia contém licopeno, um antioxidante poderoso.


Abacaxi – a casca do abacaxi contém uma enzima chamada bromelina, que protege o estômago e ajuda a reduzir inflamações. Faça sucos ou geleia com a casca.

O que podemos fazer com as cascas das frutas?

Manga – O  resveratrol encontrado na casca é  o que ajuda a queimar gordura e inibe a produção de células de gordura maduras. A casca de uma manga também contém grandes quantidades de carotenoides, polifenóis, ômega-3, ômega-6 e ácidos graxos poli-insaturados.

Banana – possui luteína, um antioxidante poderoso que protege os olhos contra a exposição ultravioleta. Também tem propriedades antifúngicas e é fonte de triptofano, que ajuda a melhorar o humor.


Pera – tem um baixo índice glicêmico e é rica em fibras dietéticas, que controlam as taxas de glicose e colesterol no sangue.

Frutas cítricas – as cascas dessas frutas, em geral, têm 20% mais antioxidantes do que a polpa.

Receita Suco de Casca de Frutas

Ingredientes – Receita 1

Cascas de abacaxi
300ml de água
Folhas de hortelã
1 maçã com casca
Suco de 1 laranja

Ingredientes – Receita 2

3 xícaras de casca de frutas variadas
Meio litro de água
1 colher de linhaça
Raspas de gengibre á gosto

Ingredientes – Receita 3

Casca de manga
Casca de pera
Casca de goiaba
3 Ameixas secas
Meio litro de água