Aqui no Muito chique temos muitos posts sobre essa doença que atinge silenciosamente boa parte da população mundial. No Brasil, uma terra com uma agricultura tão rica, é inadmissível que a má nutrição ainda seja responsável pela anemia.  No post de hoje falaremos de algumas frutas, que estão disponíveis na maioria das regiões brasileira, que devem ser usadas na alimentação para tratar anemia. Existem vários motivos para o uso das frutas no combate à anemia e o maior deles é que as frutas cítricas ( laranja, limão e etc ) ajudam na absorção do ferro. Existem várias formas de usar as frutas para combater a anemia e seus sintomas.


A importância das frutas para os vegetarianos

Para que possamos entender mais um pouco das questões da anemia, é preciso saber que existem dois tipos de ferro e eles têm origens diferentes. O primeiro é o ferro heme, que é derivado da hemoglobina e mio globina, presente nas carnes, aves e peixes. Este tipo de ferro não sofre nenhuma influência de fatores dietéticos para ser absorvido. Comemos e absorvemos. Já o ferro não heme, não vem das carnes e sim dos alimentos vegetais como ervilha, lentilha, frutas secas, castanhas, brócolis, beterraba, etc. Esse realmente precisa da vitamina C para ser absorvido. O alerta aos vegetarianos é maior, para que o ferro não heme seja absorvido é necessário aumentar o consumo de frutas.

O que fazer para tratar a anemia com frutas

 

Se você foi diagnosticado com anemia, saiba que existem alguns ajustes que podem ser feitos na sua alimentação do dia a di,a para que seu tratamento tenha êxito. Alguns alimentos devem ser consumidos em maior quantidade e, por outro lado, devemos evitar o excesso de alguns nutrientes que podem prejudicar a absorção do ferro. Um deles são os alimentos ricos em cálcio. Eles roubam a capacidade de absorção desse mineral, o ferro, que está em falta no seu corpo.

Aumente a quantidade de frutas que contenha Vitamina C

 

As frutas que precisam ser consumidas diariamente, junto com uma dieta rica em ferro e pobre em cálcio são as que são fontes de Vitamina C: laranja, limão, acerola, Kiwi, sob a forma in natura ou ainda em sucos. Para que seu tratamento seja realmente eficaz, vamos passar a receita de um suco anti-anemia excelente!

 

RECEITA DE SUCO DE COUVE

1 litro de água filtrada e gelada

2 folhas de couve

3 laranjas


3 colheres de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Adicione a água, as folhas de couve, as laranjas picadas e o açúcar  no liquidificador. Bata todos os ingredientes e coe.