De uns tempos para cá, ainda bem, o preconceito contra as pessoas gordas vem sendo combatido. Um dos motivos da prática deliberada da gordofobia sempre foi por haver uma dita  preocupação com a saúde das pessoas acima do peso. Mas um ponto bem menos tocado e, muito preocupante, é a saúde das pessoas que, embora com seu peso dentro do esperado do IMC ( índice de massa corporal ) , tem a saúde comprometida pela alimentação desregulada e a falta de exercícios físicos. Para nos referimos a essas pessoas, usamos o termo falsa magra. Ou magro, claro!


Quem é a falsa magra?

A falsa magra, e aqui vamos usar o termo no gênero feminino pois o público do nosso site é basicamente formado por mulheres, tem o manequim considerado padrão. Fica ali no 40 ou 42, dependendo do formato de corpo, mas nunca foi considerada uma pessoa gorda e, se já fez dieta, não o fez com acompanhamento médico.

Como é o corpo da falsa magra

Aparentemente as falsas magras estão com saúde, mas um olhar mais atento pode descobrir muitas coisas. Ao consultar um médico e analisar os exames, os marcadores como alto nível de açúcar no sangue, baixo colesterol bom, triglicerídeos altos, inflamação e/ou pressão alta se mostram alterados. Além disso os índices de massa muscular são baixos, pela falta de exercícios e alimentação irregular. Se uma falsa magra tem vários riscos sérios para a saúde.

Mas porque isso acontece?

Os maiores culpados são o sedentarismo e o estresse. Uma das características físicas da falsa magra são o corpo flácido e a falta de massa muscular. O sedentarismo é uma das principais causas para a perda de massa muscular — afinal, os músculos não estão sendo utilizados e tendem a flacidez. O estresse faz com que o corpo não trabalhe bem de forma geral e uma coisa vai levando a outra.

Como saber se você é uma falsa magra

Não pratica exercícios nunca;
Se sente desmotivada,  com pouca energia ou dificuldade com o foco, a memória ou a concentração;
Você tem uma gordura extra concentrada na barriga que é desproporcional ao restante do corpo;
Come muitos carboidratos, adoçantes, açúcar ou alimentos processados;
Dificilmente consome ovos, nozes, sementes, peixe ou frango;
Você se sente tonto após exercícios leves.

Como mudar de falsa magra para saudável?

 

Adote uma dieta equilibrada

Mexa seu corpo


Relaxe

Durma bem