Quando leio alguma matéria ou ouço conversas sobre endometriose, logo associo à dor e desconforto e ao medo da infertilidade. E não estou enganada, o desconforto causado à quem sofre de endometriose é intenso. O bem esta da mulher fica completamente comprometido  porque a lista de sintomas é grande e alarmante. A infertilidade não é um fator isolado, realmente, se a endometriose não foi tratada a tempo, é possível que a fertilidade da mulher fique comprometida de forma irreversível. Como você pode perceber o assunto do post de hoje, aqui no Muito chique, é bem forte. Vamos aprender sobre a endometriose, como identificar e tratar.


O que é endometriose e endometriose de ovário

Logo de se uma doença rara, a endometriose acomete 10% das mulheres em período fértil. A endometriose só acomete quem menstrua e é uma doença caracterizada pela presença de células do endométrio fora do útero.  A endometriose no ovário é um dos tipos de endometriose. Ela é caracterizada pela formação de um cisto no ovário, chamado endometrioma. O endometrioma apresenta sangue em seu interior, proveniente das lesões de endometriose para dentro do ovário.

Exames para endometriose de ovário

Caso você identifique alguns dos sintomas ( colocaremos  a lista, que é grande, a seguir ) , procure seu ginecologista e peça para fazer um exame de imagem. Exames de imagem são aqueles que fazemos uma "fotografia " de como estão as coisas por dentro do nosso corpo. Pode ser uma ultrassonografia ou até mesmo uma ressonância magnética.

Quais os sintomas de endometriose de ovário

Cólica no período menstrual;
Dor pélvica crônica;
Dor durante as relações sexuais especialmente na profundidade;
Diarreia ou constipação ou dor para evacuar no período menstrual;
Dor para urinar durante o período menstrual;
Sensação de evacuação incompleta;
Dor na cicatriz da cesárea (endometriose de parede abdominal);
Saída de secreção, sangue ou dor umbilical (endometriose umbilical);
Dor no ombro direito durante a menstruação (endometriose no diafragma);
Infertilidade, independentemente de sintomas dolorosos;
Distensão abdominal;
Fadiga crônica.


Quais os tratamentos para endometriose de ovário

Se os exames comprovarem a endometriose de ovário, seu médico irá indicar o melhor tratamento. O estágio será avaliado e o tratamento pode ser através da manipulação de hormônios, alguns procedimentos invasivos em laboratório ou uma cirurgia local. Não deixe os sintomas se agravarem para procurar ajuda no caso da endometriose, ela não se cura sozinha!