Se você tem ou convive com alguém diabético sabe que o dia a dia tem alguns cuidados, mas com tratando a doença a vida segue normal. Uma das indicações para tratar o diabetes é justamente a prática de atividades físicas. Como estamos no mês do Dia Mundial do Diabetes,  é importante saber que o Brasil tem mais de 12 milhões de diabéticos. Esse número representa quase 8% da população do nosso país, que é o 4º do mundo em números absolutos de portadores da doença.  Muito há que se falar sobre a conscientização da doença, principalmente quanto a prevenção, mas vamos falar hoje sobre a relação do diabetes com a prática da corrida.


Benefícios das atividades físicas

Tanto para quem tem Diabetes como para quem não tem, o benefício de uma prática regular são os mesmos: controle do peso, prevenção de doenças cardiovasculares, melhora do condicionamento físico, entre outros.

Qualquer Atividade Física, seja recreativa, laboral (aquela orientada para diminuir os impactos das repetições de movimentos em decorrência do trabalho), esportiva pode ser realizado pelos diabéticos. Porém, deve-se considerar as particularidades da doença e os limites individuais do praticante.

Cuidados que o diabético precisa ter para praticar corrida

Um dos pontos de atenção quanto à corrida praticada por diabéticos são cuidados com alimentação pré e pós sessão. Outro ponto são os medicamentos e a estarem atentos às percepções de esforço e sintomas de hiper ou hipoglicemia. Tontura, tremores, visão turva, fome, irritabilidade e suor excessivo são os sintomas mais comuns da hipoglicemia. Cardápio diferenciado e treinos dirigidos especialmente para o diabético devem ser seguidos. Claro, quem trata a diabetes já tem esse acompanhamento bem orientado, apenas estamos frisando que para a prática da corrida é absolutamente necessário que estejam bem atentos para que as mudanças ocorridas no corpo sejam somente positivas.

Motivos para diabéticos praticarem corrida

Melhora a saúde cardiovascular;
Fortalece todos os músculos, incluindo os das costas proporcionando um melhor suporte à sua coluna vertebral;
Ativa a circulação. O exercício dilata os vasos sanguíneos fazendo com que chegue mais sangue a todo o corpo;
Diminui a sua tensão arterial, que é um dos fatores que mais predispõe a complicações cardiovasculares graves;
Ajuda na perda de peso,  o exercício físico, aliado a uma alimentação saudável, é a forma mais eficaz de perder peso;
Ajuda a melhorar o controlo das glicemias, porque se gasta energia, também gasta glicose (que é a principal fonte de energia);
Ajuda a baixar o colesterol e outras gorduras do sangue quando é feito com regularidade e por tempo mais prolongado;
Melhora o humor e a auto confiança. Vai sentir-se mais bem disposto e verá a qualidade do seu sono melhorar!