De uns tempos para cá o jiló virou iguaria nos cardápios de bares requintados mas, em boa parte das casas, as mães ainda têm bastante dificuldade de inserir o alimento no dia a dia. E você, gosta de jiló? Se você torceu o nariz saiba que ele e uma ótima opção para dietas equilibradas, tendo em cada 100g apenas 38 kcal. Além de ser super nutritivo o jiló é um alimento versátil e cai bem em muitas receitinhas.

Conheça os benefícios do Jiló

Vamos começar falando sobre os que eu elegi como principais e mais desejados benefícios de qualquer alimento, ele oferece controle do apetite por aumentar a sensação de saciedade, fortalecimento do coração pela presença da vitamina B1 e do potássio e combate à anemia por ser rico em ferro.  Ou seja, é bom para o corpo, coração e para o sangue! E não para por aí, ele é um poderoso aliado das dietas para perder peso.

 

Jiló rico em fibras

Já falamos que as calorias do jiló são super baixas, sendo assim, mesmo comento um pratão, você se mantém nas quantidas calóricas desejáveis para a perda de peso mas, além disso ele é rico em fibras e isso ajuda de outra forma no emagrecimento. Isso acontece porque as fibras na  sua composição ajudam a controlar o apetite e a evitar as escapadas ao longo do dia por aumentarem a sensação de saciedade.

 

Jiló regula o açúcar no sangue

 

Sendo que  a fibra que faz parte de sua composição, o jiló pode ajudar a controlar o nível de glicose no sangue. Por ter  pouca quantidade de carboidrato – substância que, ao mesmo tempo que dá mais energia, também aumenta a quantidade de açúcar na corrente sanguínea ele também ajuda a equilibrar os níveis que tendem a se alterar. Ou seja, jiló no prato!

Receitinhas com jiló

 

 

 

 

SALADA DE JILÓ

INGREDIENTES

500 gr de jiló

1 cebola média

1 pimentão verde pequeno

1 pimenta dedo de moça

1/2 xícara de cebolinha picada

Sal, vinagre e azeite a gosto

MODO DE PREPARO

Pique o jiló em cubinhos bem pequenos e ferva até que comecem a ficar macios.

Escorra bem e aperte – os para sair o excesso de água.

Pique o restante dos ingredientes bem pequenos.

Junte tudo e tempere a seu gosto.

Leve à geladeira por aproximadamente 2 horas.