Ter uma alimentação equilibrada exige organização. Se pararmos para pensar no tanto de energia que gastamos em coisas que não nos trazem nenhum benefício, achar que organizar a alimentação é algo supérfluo passa a não fazer sentido, não é? Para que tenhamos uma boa alimentação e possamos ter os benefícios de uma vida mais saudável, conhecer os grupos alimentares é fundamental. Além dos grupos, existem certos tipos de nutrientes que tem que estar todos os dias no nosso prato, sem ele ficamos com deficiência nutricional e isso pode causar doenças. Um desses nutrientes é o nosso assunto de hoje: O cobre.

Como deve ser o consumo de cobre na nossa dieta

Mas como saber se tenho comido alimentos ricos em cobre o suficiente? O importante é aumentar a oferta de alimentos em cobre e se certificar de que ele está na nossa mesa todos os dias. Mesmo que nosso corpo utilize quantidades bem pequenas de cobre, ele precisa ser consumido diariamente, pois não há estoque dele no nosso corpo. Como é o caso da gordura, entendem?

Que alimentos contém cobre

O cobre é encontrado mais particularmente em fígados, frutos do mar, sementes oleaginosas ( amendoim, castanha do Pará..) , chocolate amargo, nos grãos inteiros, certos vegetais e frutas secas também contêm quantidades significativas.

Até mesmo algumas águas minerais podem ser ricas em cobre. Certifique-se que os alimentos estão na sua dieta, mesmo quando você está viajando ou precisa fazer refeições em um restaurante. Recapitulando, não são necessárias porções enormes, o cobre, mesmo em pouca quantidade já faz seu efeito no organismo.

Como combinar o consumo do cobre com outros alimentos

Os alimentos que têm cobre tem um atrito com alguns tipos de nutrientes e alimentos. Nesse caso, o consumo deve ser feito de forma separada ou, em alguns casos, realmente evitado. Analisando bem essa questão da digestão do cobre, foi observado  que a vitamina C, açúcar, frutose e álcool podem reduzir significativamente a absorção dele  no intestino. Então, não adianta consumir o cobre se ele não será metabolizado por ter sido consumido junto com bebidas alcoólicas. Ou seja, aquele amendoim aperitivo junto com a cerveja, definitivamente, não faz bem a sua saúde!

 

Saiba mais sobre os alimentos ricos em cobre