Como a obesidade é uma doença que atinge uma parte considerável da população mundial, temos a tendência de relacionar a gordura com algo que faça mal. Mas, é como tudo nessa vida, os excessos é que são prejudiciais. Algumas vitaminas só cumprem sua função no nosso corpo, na presença de gordura, então, não importa o quanto consumimos, sem ter um pouco de gordura, certas vitaminas ficam sem ter como agir e proteger nosso corpo. Isso foi só para abrirmos essa conversa sobre o consumo de gorduras e como ela é essencial.

Quais são as gorduras boas?

Mas, claro, existe o tipo de gordura que é necessário para nossa saúde, que ajudam a controlar o colesterol e existem as que fazem o caminho contrário, aumentando o colesterol ruim e entupindo nossas veias, de verdade. As gorduras boas são chamadas de monoinsaturadas e é esse nome que deve te chamar à atenção quando estiver olhando rótulos de produtos. Em geral essa gordura é encontrada na natureza, em frutas, oleaginosas e derivados animais. Não está naquele pacote de bolachas recheadas que você gosta de abrir no meio da tarde, viu?

Como saber que alimentos tem gorduras boas?

Mas como encontrar as gorduras boas, essenciais para nossa saúde, que fazem com que as vitaminas tenham sua função cumprida protegendo nosso organismo? Bom, aí que entra esse post, nos super mercados e nas fruteiras não temos os alertas de como cada alimento contribui para nossa nutrição. Diferente dos rótulos de produtos industrializados, para termos uma alimentação equilibrada é preciso ler bastante e aprender sobre nutrição. Agora vamos fazer uma lista breve com alimentos que possuem as gorduras boas e devem ser colocados no seu cardápio, com moderação, afinal são calóricos!

Lista de alimentos com gorduras boas

 

Abacate

O abacate é rico em vitaminas A, B e E, além de ser uma ótima fonte de proteínas para vegetarianos, veganos e quem está em dietas de restrição de carboidratos.

 

Oleaginosas

A  amêndoa, avelã, nozes, castanha-do-Pará, pistache, castanha-de-caju e outras são excelente fonte de proteínas e gorduras boas

 

Óleo de coco

Ele é excelente para ser usado na preparação de pratos. Além disso, ele acelera o metabolismo, promove saciedade, controla as taxas de açúcar no sangue e auxilia na boa saúde do sistema imunológico.

 

Peixes

Salmão, sardinha, atum, por exemplo, são ricos em ômega-3, um tipo de ácido graxo que é essencial para saúde do cérebro.

Ovo

Nele encontramos altos índices de vitaminas A e B, selênio, cálcio e muitos outros nutrientes que trazem inúmeros benefícios para nossa saúde.

 

Sementes

Sementes como a chia e a linhaça, por exemplo, são Ricas em ômega-3, são aliadas da saúde do coração e do cérebro

Azeite de oliva

O azeite é uma ótima fonte de gordura boa pois é rico em ácido graxos e é um conhecido aliado do coração.

Manteiga

A manteiga – não a margarina – é uma excelente fonte de gorduras boas, uma vez que é rica em ácidos graxos complexos como ômega-3 e ômega-6.

Chocolate amargo

Um chocolate  60% a 70% cacau, traz muitos benefícios para nossa saúde como melhora na circulação sanguínea, combate ao envelhecimento precoce, relaxa a musculatura e melhora o humor.