Se tem um assunto que é recorrente na minha vida, sé lentes de contato. Já falei aqui no Muito chique algumas vezes, comecei a usar com 13 anos de idade e nunca mais parei. Hoje em dia, quando preciso passar alguns dias de óculos, geralmente por que preciso comprar lentes novas, são dias muito incômodos para mim. Por conta disso, acho até engraçado quando alguém diz que " lentes incomodam ", quando na verdade, para mim, é justamente o contrário. Mas, sei que o cuidado com as lentes de contato deve ser diário, afinal, o objeto fica em contato direto com uma parte importantíssima do meu corpo, meus olhos.

31

Como escolho minhas lentes de contato

Aos 13 não fui eu que escolhi minhas lentes. Fui à uma ótica com minha mãe, e a pessoa do departamento de lentes de contato me indicou modelos, experimentei e assim foi feita a compra. Me adaptei rapidamente e me tornei responsável pela limpeza e conservação. O ideal é que seja feita uma consulta com o médico que cuida dos olhos especificamente, o oftamologista.

Consulte o oftamologista sempre

Se você sente que está com problemas de saúde ocular, seja por falta de visão nítida, coceiras, lacrimejando fora do normal, te aconselho que não demore a procura ajuda. O SUS tem ótimos médicos e as vezes não demora tanto assim para conseguir agendamento. Investigue e converse sobre o uso de lentes de contato se for necessário. Nesses dias de pandemia, especialistas alertam para o aumento do uso das telas, já que vivemos em tempos de home office, aulas online, encontros virtuais e mais tempo passado em casa, o que sobrecarrega os olhos e eles cobram o preço. As consultas, para quem já usa óculos ou lentes, devem ser anuais.

O que levar em conta ao escolher lentes de contato?

O conforto em primeiro lugar. É necessário que a lente seja confortável e te faça sentir bem em qualquer situação, senão você simplesmente abandona o uso e joga dinheiro fora. As lentes precisam ser de boa marca ( não compre lentes da China, importadas por 20 reais ) , precisam ter controle de luz, facilitar sua visão noturna e ver se você enxerga nitidamente com elas. Eu uso as lentes Acuvue 2 há uns vinte anos, e amo. Procure um oftalmo e liberte-se também!