Há alguns anos, fui passar um feriado da Páscoa em uma pousada totalmente natureba. No meio do mato, com atividades terapêuticas e holísticas e eu estava super encantada com estar fazendo algo totalmente diferente da minha rotina. Até que chegou a hora do almoço e descobri que não usavam sal em absolutamente nenhum dos pratos. Me arrependi na hora de ter ido até ali exatamente na hora em que pedi o saleiro, alto na mesa, e todos do grupo me olharam com uma cara de " quem é essa louca que come sal ? ".

Alimentos para substituir o sal nas refeições

 

Já fui mais fã de comida salgada. Com a diminuição por conta dos inchaços, acabei me acostumando com quantidades mínimas de sal e, mesmo sendo muito difícil me imaginar cortando todo o sal. Com a ajuda das dicas desse post tenha certeza que você vai conseguir cortar boa parte do sódio que consome. Saiba que ele é necessário ao bom funcionamento do nosso corpo, só o excesso – a que estamos acostumados – faz mal.

Substitua o sal por Alho e cebola

Na questão da saúde esses já ganham do sal de lavada: O alho contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol, ou seja, é praticamente o contrário do sal de cozinha. E  a versátil  cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose. Ambos ajudam a prevenir  alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.

Substitua o sal também por: Sálvia, salsinha, pimenta, coentro, estragão, hortelã, menta, louro, tomilho, açafrão e gengibre.

Mais substituições para o sal na comida

Substitua o sal por Manjericão: Use  em molhos vermelhos, tortas ou saladas. O manjericão ajuda o sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Quando utilizado em grandes quantidades, é um ótimo fortificante e antigripal.

Curry: Esse tempero indiano substitui o sal e tempera carnes, mariscos, legumes e arroz.

Vá de Alecrim:  O alecrim deixa um gosto leve e especial quando usado na preparação de carnes vermelhas ou peixes. Use também no arroz e nas sopas, vais sentir a diferença.