Não sei quantas de vocês tiveram, como promessa de ano novo, a meta de comer melhor em 2021. Pois é, em meio a tantas outras coisas que preciso ajustar na minha vida, uma delas, e bem importante, é a alimentação. 2021 começou melhor do que o ano passado, mas ainda está longe de ser um exemplo  a ser seguido. Somado a isso, com a falta de atividades físicas em decorrência da pandemia, uma enorme parte das pessoas saiu de um corpo normal para o sobrepeso e eu não fugi a regra. É hora de agir e tomar uma decisão: Comer mais saudável a partir de hoje!

Não de amanhã, de hoje!

Como comer mais saudável no café da manhã

Substituindo o pão feito com farinha branca por outros alimentos. Tirando totalmente o açúcar refinado e investindo em alternativas com mais nutrientes.

Como comer mais saudável no almoço

 

Colocando diariamente verduras e legumes no prato. Aqui em casa, quantas vezes eu compro e deixo estragar por falta de inspiração para fazer receitas usando legumes e novas possibilidades do uso das verduras.

Como comer mais saudável no jantar

Alternativas leves como sopas, sucos, saladas devem ser as prioridades à noite. Nada de reprises do almoço, especialmente quando foram pratos mais pesados como feijão e pratos com gordura.

Receitinha saudável para incentivar

Salada de Arroz integral com Frutas Secas
Molho:

·

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
1/2 colher (chá) de cominho em pó
1/2 colher (chá) de curry
Sal a gosto
Salada:

·

1 xícara (chá) de arroz integral
3 xícaras (chá) de água
Sal a gosto
3 colheres (sopa) de castanha de caju picada grosseiramente
2 colheres (sopa) de damasco seco picado
2 colheres (sopa) de amêndoas com pel e, cortada em três partes
Cebolinha verde picada a gosto
Como preparar Salada de Arroz integral com Frutas Secas
Molho:

Em uma tigela junte o azeite, o suco de limão, o vinagre, o cominho, o curry e o sal. Misture bem e reserve.
Salada:

Cozinhe o arroz integral na água conforme recomendação da embalagem. Escorra e espere esfriar. Depois, tempere o arroz com o molho e misture para que os grãos fiquem bem envolvidos e deixe tomando gosto.
Em uma frigideira, junte a castanha e a amêndoa e leve ao fogo brando, mexendo de vez em quando, até começar a dourar levemente. Espere esfriar para acrescentar à salada.
Junte os grãos ao arroz temperado e acrescente o damasco. Misture bem e, para finalizar, salpique a preparação com a cebolinha.