Muitas vezes me sinto como se tudo que eu preparasse para comer, fosse apenas carboidratos. Carbs fritos, assados, cremosos e quentinhos. Mas, fico muito restrita aos pratos com batatas, massas, arroz e acabo não colocando mais proteínas na minha alimentação. A forma que pense de contornar isso é colocando receitas com proteínas de forma que não seja apenas como a carne/frango/peixe da refeição. Inserindo proteínas nos lanches também. Para essa ação temos que ter receitas gostosas, porque comer é um prazer!

 

Hambúrguer de grão de bico e arroz integral

Ingredientes
1 xícara de grão de bico cozido
1/2 xícara de arroz integral cozido
2 colheres de sopa de farelo de pão integral
3 colheres de sopa de cenoura ralada
2 colheres de sopa de salsa picada
3 colheres de sopa de cebolinha picada
1 colher de sopa de coentro picado
1 colher de sopa de raspas de limão
1 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de pimenta-do-reino
1 clara de ovo

Modo de preparo
Processe o grão de bico por 20 segundos. Adicione o arroz integral e processe por mais 10 segundos. Coloque os processados em uma tigela e adicione o farelo de pão integral, a cenoura, a salsa, a cebolinha, o coentro, as raspas de limão, o sal, a pimenta-do-reino e misture bem. Acrescente a clara de ovo, misture bem e leve à geladeira por 10 minutos. Divida a "massa" em 4 partes e modele os hambúrgueres. Aqueça uma frigideira anti-aderente com srapy de azeite e grelhe cada hambúrguer em fogo médio por aproximadamente 6-8 minutos de cada lado.

Crepioca light com queijo cottage

Ingredientes
1 Ovo
2 Claras
1 Colher de Sopa (rasa) de tapioca
1 Colher de Sopa (rasa) de queijo cottage

Modo de preparo
Bata os ingredientes numa tigela para misturar bem ou até mesmo coloque por 1 minuto tudo no liquidificador (mas não é necessário). Quando a mistura estiver homogênea, coloque numa frigideira pré-aquecida e untada com óleo de coco, manteiga ou azeite. Tampe a frigideira e aguarde as bordas ficarem douradas para virar. Espere ficar no ponto e recheie como quiser, pode ser com o próprio queijo.

Biscoito de banana com aveia

Ingredientes
2 bananas bem maduras
1 xícara de aveia

Modo de Preparo
Amasse as bananas e acrescente a aveia, misturando bem. Depois, faça bolinhas no formato de pequenos biscoitos e coloque para assar em uma forma untada por 15 minutos em forno pré-aquecido a 175 graus. Se você quiser, também pode adicionar uma pitada de canela em pó, um punhadinho de frutos secos — como nozes e amêndoas, por exemplo — ou gotinhas de chocolate para incrementar as bolachas.