O post de hoje foi feito de forma super afetiva e especial. Conhecer o nosso próprio corpo, entender os sentimentos que envolvem as pequenas transformações que passamos ao longo do nosso ciclo menstrual e tudo que está envolvido em querer ou não gerar uma criança, são atitudes demasiado importantes para a autonomia da mulher. Antigamente as regras do nosso corpo eram importas pela nossa sociedade e não eram nada favoráveis a nós. Ainda temos alguns receios em relação a isso.


O que é ciclo menstrual?

Isso porque enquanto o homem produz espermatozoides todos os dias, as mulheres tem a capacidade de engravidar apenas durante o seu período fértil. Conhecer e entender esse período é também auto cuidado. Se não queremos engravidar precisamos conhecê-lo e se temos a vontade de ter um filho, também.

Como anotar o período fértil?

A primeira coisa que devemos falar sobre ciclo menstrual e sobre período fértil é que ele varia bastante. Ao longo da vida podemos ter experiências múltiplas com relação ao ciclo menstrual. Afinal, tudo que é regulado por hormônios é muito sensível a alterações. Mas, falando de uma mulher com o ciclo mais regular e uma vida ativa, o normal é que ele tenha uma quantidade de dias regular. Pode ser vinte oito dias até trinta. Para saber certinho, anote! Pegue o calendário e marque o dia que começa e o dia que termina sua menstruação. Essas informações são muito importantes para os cálculos a seguir.

Como saber se estou no período fértil?

Depois de identificar de quantos dias é o seu ciclo as coisas ficam mais fáceis para calcular o período fértil. Você deve considerar o primeiro dia do ciclo como o primeiro dia em que a menstruação desce. O ciclo menstrual será o intervalo de dias entre uma menstruação e outra. Agora faça as contas levando em consideração que : O período fértil, geralmente, ocorre na metade do ciclo menstrual, 14 dias antes da próxima menstruação. Ele dura em torno de 6 a 7 dias.

Pegue o seu calendário novamente e faça os cálculos. Some 14 dias depois do início da sua menstruação e faça xis nos seus próximos dias a contar dele! Pronto. Agora você já sabe o seu período fértil.