Hoje vamos aprender tudo que precisamos sobre o colesterol para que tenhamos informação suficiente para cuidarmos desse aspecto da nossa saúde, além de multiplicarmos essas informações, repassando aos nossos conhecidos. Para começo de conversa o colesterol nem sempre é ruim e, por conta disso, muito do que falado sobre ele é confundido. E para continuarmos esse papo é preciso saber: Você já fez exame de colesterol?


Colesterol alto é um risco

A pergunta não foi à toa, os números são alarmantes. Para cada 10 brasileiros, 4 têm o colesterol alto e muitas vezes não sabem. São 60 milhões de pessoas colocando a sua saúde em risco. Uma pesquisa ainda verificou que 11% do brasileiros nunca fez exame de colesterol e 70% só realizou o exame depois dos 45 anos. Mas afinal, o que é o colesterol?

O que é colesterol bom e ruim

Ele  é um tipo de gordura presente em nosso sangue produzida pelo nosso próprio corpo em quantidades suficientes para o funcionamento de todas as células presentes no nosso organismo. O mecanismo para entender o colesterol bom e o ruim não é tão complicado:  O colesterol bom, o colesterol HDL é responsável por retirar o colesterol ruim que vai se acumulando nas artérias e transportá-lo até o fígado. De lá, o colesterol ruim será excretado.

Como diminuir o colesterol

Nós produzimos cerca de 70% de todo o colesterol presente no nosso organismo. Os outros 30% são provenientes dos alimentos que ingerimos por meio de nossas dietas e hábitos alimentares.  Para entender um exame de colesterol e  o equilíbrio entre eles, é necessário fazer um exame de sangue específico. Abaixo estão as contagens relacionada a idade da pessoa:

 

Colesterol Total em adultos maiores de 20 anos

·        Desejável: menor que 200 mg/dl

·        Máximo: entre 200-239 mg/dl


·        Alto: maior que 240 mg/dl

 

Colesterol LDL (ruim) em adultos maiores de 20 anos

·        Ótimo: menor que 100 mg/dl


·        Desejável: entre 100-129 mg/dl

·        Máximo: entre 130-159 mg/dl

·        Alto: entre 160-189 mg/dl

·        Muito alto: maior que 190 mg/dl

 

Colesterol HDL (bom) em adultos maiores de 20 anos

·        Desejável: maior que 60 mg/dl

·        Baixo: menor que 40 mg/dl

Faça exames frequentes e, caso seus níveis estejam altos, converse com seu médico e inicie um tratamento imediatamente. Suas artérias podem estar pedindo socorro!