Se suas fezes estão secas, não saem ou estão muito fragmentadas, os chás laxantes ajudam muito a resolver o problema. Pra mim dá muito certo e tenho que até ter cuidado com as quantidades. O alerta hoje é importante, os chás não devem ser usados por mais do que 1 a 2 semanas,  pois  podem causar irritação no intestino e, por isso, devem ser usados por no máximo até 3 dias. Se não ocorrer melhora da prisão de ventre procure seu médico de confiança.

Chás laxantes : Chá de sene

 

Ingredientes

·         0,5 a 2g de folhas secas de sene;

·         250 mL de água fervente.

·

Modo de preparo

Adicionar as folhas secas de sene em uma xícara com a água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber em seguida.

Outra boa opção é preparar uma solução com 2 mL de extrato fluido de sene ou 8 mL do xarope de sene em 250 mL de água e beber.

Essas preparações podem ser tomadas de 2 a 3 vezes ao dia e, geralmente, têm efeito laxativo dentro de 6 horas após a ingestão.

Chás laxantes : Chá de psyllium

 

Ingredientes

·         3 g de semente de psyllium;

·         100 mL de água fervente.

·

Modo de preparo

Colocar as sementes do psyllium em uma xícara com água fervente. Deixar repousar, coar e tomar até 3 vezes ao dia.

 

Chás laxantes : Chá de cáscara sagrada

 

Ingredientes

·         0,5 g da casca de cáscara sagrada, equivalente a 1 colher de chá da casca;

·         150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Acrescentar a casca de cáscara sagrada, em uma xícara com água fervente, e deixar por 15 minutos. Coar e tomar logo após o preparo, antes de dormir, pois o efeito deste chá ocorre dentro de 8 a 12 horas após sua ingestão.

Outra opção é fazer uma solução com 10 gotas de extrato fluído de cáscara sagrada em um copo de água e beber até 3 vezes ao dia.

 

Chás laxantes : Chá de ameixa seca

 

Ingredientes

·         3 ameixas secas sem caroço;

·         250 mL de água.

Modo de preparo

Adicionar as ameixas secas em um recipiente com 250 mL de água. Ferver por 5 a 7 minutos, deixar esfriar e beber este chá dividido ao longo do dia.

Outra opção é deixar 3 ameixas secas sem caroço de molho em 1 copo de água durante toda a noite e no dia seguinte, tomar em jejum.

 

Chás laxantes : Chá de frângula

 

Ingredientes

·         5 a 10 g da casca de frângula, equivalente a 1 colher de sopa da casca;

·         1 L de água.

Modo de preparo

Colocar a casca de frângula e a água em um recipiente e ferver por 15 minutos. Deixar repousar por 2 horas, coar e beber 1 a 2 xícaras do chá antes de dormir, pois o efeito laxativo geralmente ocorre de 10 a 12 horas após a ingestão do chá.

 

Este chá não deve ser consumido durante a gravidez e nos casos de colite ou úlceras.

Chás laxantes : Chá de ruibarbo

 

Ingredientes

·         2 colheres de sopa de caule de ruibarbo;

·         500 mL de água.

Modo de preparo

Adicionar o caule de ruibarbo e a água em um recipiente e ferver por 10 minutos. Deixar amornar, coar e beber 1 xícara antes de dormir.