Muito pouco se fala da pélvis ou do sistema urinário em entrevistas de TV, conversas sobre saúde e o corpo. Mas, a verdade é que existem muitas doenças que podem acometer essa região e esse sistema e, como sempre digo aqui no Muito chique, informação é poder. Quanto mais nos informamos sobre o nosso corpo, mais temos domínio de nós mesmos, autonomia e , consequentemente nos empoderamos de forma definitiva. Hoje nosso assunto é a bexiga caída, que traz muito desconforto e, o pior, muitas mulheres convivem com esse problema sem se dar conta dele.


O que é a bexiga caída ?

O nome correto do que conhecemos por bexiga caída é prolapso genital. Isso acontece pela queda de um ou mais órgãos pélvicos pela vagina como útero, bexiga, reto, intestino delgado ou uretra e também pode estar associado a rotura perineal. Os nomes foram complicados e talvez não tenham sido tão explicativos, mas nossos órgãos do sistema urinário e reprodutor são bastante pesados e ficam na região inferior do corpo, ou seja, não tem muitos outros órgãos que estejam " apoiando e segurando " eles. É necessário que o corpo tenha uma resistência natural para deixá-los no local certo. Caso haja fraqueza muscular, natural ou advinda de alguma doença, essa região pode " cair " .

Qual a sensação de bexiga caída ?

O desconforto na região genital é grande, afinal, algo que não deveria estar ali, simplesmente está. O baixo ventre também sente bastante o prolapso genital e, uma das coisas que acontecem em decorrência dele, é a dificuldade para evacuar, para urinar, impressão de saliência na vagina e pode estar associado a perda de urina e de fezes. Mesmo sendo algo bastante comum, muitas vezes a mulher não comenta com o marido ou a família, por estar constrangida.

Casos avançados de bexiga caída

Nos casos mais graves existe sensação de grande “bola” saindo pela vagina. Essa “bola”, na verdade, é a parede da vagina caindo. E por isso mesmo que é necessário verificar o porquê disso estar acontecendo e  procurar um médico para fazer o tratamento adequado.

Vídeo com um pouco mais sobre o tratamento para bexiga caída