A semente da abóbora não pode mais ser jogada fora como se fosse algo sem valor. Essa semente é um grão cheio de sabor e muito versátil, que dá sabor à saladas, aperitivos, sopas e doces. Ela é super saudável e fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Como ela é rica em magnésio ( 100 gramas da  semente tem 262mg de magnésio) , serve para o controle do açúcar e da pressão sanguínea. Também tem zinco e outros elementos maravilhosos para a sua saúde, basta consumir com moderação. Mas você sabe como colocar a semente de abóbora na sua alimentação?


Como fazer petiscos de semente de abóbora

Existem várias formas de preparar as sementes de abóbora. Resumimos aqui algumas das ideias que mais facilitam a vida de quem não gosta de comprar pronto o que facilmente pode fazer em casa. Esse é o meu caso!

 

Semente de abóbora assada no azeite

Ingredientes

Sementes da abóbora crua
Azeite de oliva
Sal
Pimenta do Reino

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 150 °C. Lave bem as sementes para remover o excesso de polpa e seque bem. Espalhe as sementes em uma forma e tempere-as com sal, pimenta do reino e azeite. O tempo varia de forno para forno, mas verifique de 10 em 10 minutos, e mexa as sementes na forma, para que assem uniformemente. Quando estiverem douradas, tire as sementes do forno e pronto. É perfeita para usar como lanche entre as refeições, ou sobre saladas para adicionar crocância.

Crisp de salada

Pra quem procura uma opção levinha, como uma salada, é só misturar os grãos da semente junto com as folhas e temperar a gosto. Uma dica é apostar na combinação com outras sementes, como o gergelim. Assim, o prato vai ganhar um crocante delicioso!

Sementes de abóbora tostadas

 

Ingredientes:

Sementes de abóbora

Sal

 

Preparação

Extrair as sementes da abóbora.

Retirar a polpa restante das sementes, com água.

Lavar bem as sementes em água.

Retirar a água com uma passadeira.

Cubra uma placa de ir ao forno com papel vegetal e verta as sementes em cima. Depois salgue a gosto.

Ponha no forno a 200ºC até que dourem. (mais ou menos 15-20 minutos).