Por vezes a vida não nos corre como queremos. No entanto é crucial saber fazer uma boa gestão emocional, para que os nossos sentimentos não se tornem um problema mais tarde.


Quer seja para jogar na roleta online, em suas relações pessoais ou até em momentos de decisão importante para sua vida, a gestão emocional bem realizada e pensada apenas vai ajudar a que possa ter os melhores comportamentos possíveis, para essa determinada situação.

Quantas vezes já não teve momentos de estresse pensando em que algo poderia correr de forma ruim, como em uma apresentação por exemplo? Chegado o momento, essa apresentação nem sequer foi assim tão complicada como estava imaginando. Nosso cérebro por vezes constrói realidades que são somente fruto de nossa imaginação. Por isso mesmo, é crucial entender várias formas de poder ter uma melhor gestão emocional, para que possa ter uma vida mais tranquila.

O poder de respirar duas vezes

Em situações de pressão e estresse, o cérebro age mais com a emoção, do que com a razão.

Sobretudo em decisões importantes, poder fazer uma pequena pausa, ou até mesmo analisar de novo uma questão, poderá ser o suficiente para que suas decisões possam ser melhor tomadas. Infelizmente, nosso cérebro, em situações de maior pressão e estresse, nos faz agir mais com a emoção, do que com a razão. Ora, agir com a emoção nem sempre é o melhor, pelo que é necessário por vezes dar um passo atrás e analisar esse mesmo problema de outro jeito.

Fazer a pergunta: o que é o pior que poderá acontecer?

Novamente, nosso cérebro começa construindo cenários hipotéticos em nossa cabeça, que na maioria dos casos nem sequer corresponde à realidade. Por isso mesmo, é sempre importante se questionar o que é o pior que poderá acontecer em uma determinada situação que esteja pensando. Assim, mais do que temer pelo que poderá acontecer, vai poder encarar esse problema ou situação de estresse de frente, sem medos. Por muito ruim que a situação possa ser, poderá sempre ter uma visão do problema onde olha para outras oportunidade, mesmo que a situação seja ruim.

Encontre algo que o relaxe e na qual se identifique

Outra forma de poder melhor sua gestão emocional é de poder centrar suas atenções em uma atividade ou em algo que goste ou que lhe traga boas sensações. Sem dúvida alguma que o poder de relaxamento e de alívio de estresse é importante para seu cérebro e saúde mental. Quer seja meditação ou até mesmo a pratica de um esporte, tente explorar ao máximo atividades que possam melhorar sua vida a curto e médio prazo. Não é possível somente olhar para o lado negro da vida, pois existe muita “luz” para explorar.

Arraste suas preocupações apenas para uma fase de seu dia

Apesar desse método de gestão emocional ser um pouco mais complicado para as pessoas, é excelente caso consiga se abstrair um pouco de seus problemas durante certos períodos de seu dia. Contudo, este é um método que vai permitir que possa organizar todos seus pensamentos negativos ou preocupações. Escolha um momento do dia para que possa se focar nessas mesmas preocupações, não permitindo que esses pensamentos possam surgir antes ou depois.


Como uma boa gestão emocional pode melhorar sua vida

Fica evidente que ao conseguir organizar e saber eliminar esses “truques” que por vezes nosso cérebro têm, vai conseguir ter muito mais paz de espirito, bem como uma melhor qualidade de vida em termos sociais e pessoais.

Não permita que seu cérebro comece criando muitos cenários irrealistas que só fazem com que você ainda estresse mais. Encare os problemas de forma positiva e, sempre que necessário, respire algumas vezes antes de agir.