Quando eu era adolescente vi na televisão que cloreto de magnésio ajudava a emagrecer. Não sei aonde nem em qual programa, mas anotei o nome do que deveria comprar e apareci com o saquinho do pó branco em casa. A aparência lembra muito bicarbonato de sódio. Fiz a mistura conforme a orientação que eu tinha, coloquei em uma garrafa e deixei na geladeira. Antes de começar esse post eu precisava contar essa experiência para vocês, por dois motivos: o primeiro é que a mistura tem um gosto muito ruim e o segundo, é que eu não emagreci nem um grama.


O que é cloreto de magnésio ?

Mas afinal, o que é o  cloreto de magnésio ? Ele é um dos principais suplementos do mineral magnésio, já que é o formato com que o mineral é melhor absorvido no corpo. Então o cloreto de magnésio é como se toma magnésio. E ele sim é um mineral necessário para um monte de processos e reações do nosso corpo. Isso passa pelo uso dos  músculos, da nossa respiração e até do funcionamento do cérebro. Essa importância toda tem a ver com a função que o magnésio tem na produção de energia das células, e a gente sabe que sem energia, nada funciona. Ou funciona capenga!

O que acontece quando o corpo está com baixo magnésio?

Quando o magnésio está baixo imagine o que pode acontecer, visto que ele está relacionado à produção de energia? Isso mesmo, todo tipo de problema, indo desde a constipação, problemas no controle da glicemia, problemas cardiovasculares e até no sistema nervoso. São conhecidas cerca de  350 funções do magnésio no organismo e está envolvido em funções super importantes como o funcionamento do coração, na formação dos ossos, na função intestinal, no relaxamento de vasos sanguíneos e no funcionamento dos músculos. Resumidamente, o Magnésio é um mineral essencial para a saúde do corpo.

Como tomar o cloreto de magnésio

Como falei lá no começo, existe a forma de suplementar o magnésio através do cloreto de magnésio comprado em pó. Ele deve ser dissolvido em água filtrada ou mineral. Você pode misturar duas colheres de sopa em um litro de água e consumir apenas 50 ml por dia, tomando uma colher de sopa por vez. A quantidade diária recomendada de magnésio varia entre 500 e 1000 mg. Portanto, indica-se começar ingerindo 500 mg do cloreto de magnésio, mas diluindo essa dose ao longo do dia. O gosto é horrível, foque nos benefícios para a saúde caso decida suplementar.