Não sei exatamente quando comecei a gostar de gengibre porque não lembro de minha mãe usá-lo no preparo das refeições. Geralmente a gente se apega no  gosto dos temperos usados mais comumente da nossa alimentação e é normal que usemos os mesmos temperos por toda a vida , sem experimentar muitas novidades nesse sentido. Hoje em dia, apaixonada por sushi que sou, nunca deixo de pedir para acrescentar uma porção de gengibre. O gosto, o cheiro e o calor do gengibre para mim são muito especiais. E hoje, nesse post, vamos falar dos benefícios do gengibre só que na forma de chá. Vamos à eles!


Para que é indicado tomar chá de gengibre?

São tantas as indicações que irei selecionar apenas algumas para vocês. O chá alivia náuseas e tontura, dor e a inflamação da artrite. Tem ação calmante nas dores musculares e alivia os sintomas das alergias que tanto incomodam. E, não temos como esquecer, que ele também dissolve os gases, reduzindo a flatulência. Além disso tudo ele auxilia na recuperação de resfriados, gripes e  dores de garganta.

Como tomar o chá de gengibre

O gengibre tem aquele calor todo, aquela impressão de força, mas na verdade é uma raiz bem sensível. Se você se interessou pelos efeitos do chá fique sabendo que o gengibre não pode ferver muito, podendo deixar o líquido com um gosto horrível.  Muita gente gosta de ralar o gengibre, mas ele fica mais sensível ainda, tendo que ficar de olho no chá sem piscar.

Posso adoçar o chá de gengibre?

O melhor é adoçar com mel. Não adianta tomar um chá para flatulência com açúcar, porque parece que você está retroalimentando a cadeia dos gases. Vá de mel ou de açúcar mascavo. Para que o chá seja também um diurético, você pode acrescentar as cascas de um limão. O sabor também fica bem agradável.

Dicas para toma chá de gengibre

Faça o chá de uma vez só e vá bebendo ao longo do dia. Substitua a água e outras bebidas por ele. Pode colocar na geladeira e aquece quando for beber.

E, por último, não use faca para descascar o gengibre pois vai desperdiçar muito. Use uma colher para raspar.