Não estão sendo fáceis esses dias de isolamento social. A frase que mais ouço de amigos é o famoso: " Não aguento mais !" . Há algumas coisas que podemos fazer para aliviar a carga emocional, que estamos acumulando, desde que esses dias começaram. As terapias online são indicadas para quem está vivendo momentos de solidão e ansiedade. Elas funcionam bem e muitos bons profissionais estão disponíveis à distância. Mas e quando a carga é física? Quando as dores não são emocionais e podemos sentir nos músculos o acúmulo do estresse? Sim, essas dores são reais e são fruto de meses de sedentarismo e angústias. No post de hoje falaremos sobre técnicas de automassagem que aliviam dores e tensões. Vem comigo!


Automassagem e contraturas musculares

Quem já tinha tendência a ter contraturas musculares e fazia massagens regularmente, ficou sem a possibilidade de cumprir essa rotina por conta do fechamento das clínicas e estéticas. Mais um motivo para aprender um pouco mais sobre a automassagem e suas possibilidades.

Técnicas eficientes de automassagem

A grande diferença entre uma pessoa experiente te massageando e você praticando a automassagem é que você está em alerta com outros músculos. Ou seja, você não ficará completamente relaxado ao acessar a área muscular alvo da manipulação naquele momento. Para diminuirmos essas tensões, crie um ambiente propício, com música relaxante e luz baixa. Desligue o celular  e tire uns momentos para si mesmo.

Acessórios para automassagem

As manobras, como são chamados os movimentos de massagem, podem ser com os dedos, mãos e cotovelos. Não há necessidade de comprar e utilizar acessórios, porém há quem goste de utilizá-los e você pode aproveitar o que tem em casa. Bolas de tênis e pequenos rolinhos de espuma podem fazer a diferença no alcance e na intensidade.

Como fazer automassagem nas têmporas

Coloque os polegares no alto das maçãs do rosto, junto aos ouvidos.
Aplique suavemente a pressão em movimentos circulares com as pontas dos dedos nas têmporas.
Continue fazendo círculos enquanto se move ao longo da linha do cabelo, até que as pontas dos dedos se encontrem no meio da testa.

Como fazer automassagem nas costas com uma bolinha

Posicione uma bola de tênis entre a região lombar e a parede.
Mova seu corpo para cima e para baixo, ou de um lado para o outro para encontrar áreas de tensão.
Aplique uma pressão mais forte nos pontos sensíveis para ajudar a liberar a tensão.

Como fazer automassagem no pescoço

Coloque duas ou três pontas dos dedos na parte de trás do pescoço, no encontro com os ombros.
Aplique pressão firme e segure no local.
Solte quando o músculo estiver mais relaxado.
Role os ombros para frente e para trás lentamente.
Repita três vezes.