Existem alimentos que podem auxiliar no tratamento da anemia e, para isso, é preciso que façam parte do seu cardápio. Alguns alimentos podem atrapalhar seu tratamento, inclusive o que é feito com medicamentos. Para que você compreenda melhor essas combinações, fizemos um post com o que deve constar no seu cardápio, o que deve ser evitado e um bônus especial para vegetarianos. Salve esse link para consultar sempre que tiver dúvidas sobre o que deve e o que não se deve consumir para trata anemia.


Alimentos para tratar a anemia

– Vísceras (fígado, rim, coração, moela, língua de vaca), carne bovina, aves, peixes e ovos;

– Feijão preto, ervilha, lentilha, grão-de-bico;

– Grãos integrais ou enriquecidos, nozes, castanhas, rapadura, açúcar mascavo;

– Vegetais verdes escuros (couve, agrião, taioba, salsa, brócolis, espinafre)

– Alimentos ricos em vitamina C (limão, laranja, caju, acerola, morango, kiwi, goiaba, tangerina, abacaxi ou na forma de sucos) junto às principais refeições melhoram a absorção do ferro de baixa biodisponibilidade (fonte vegetal).

 

Alimentos que devem ser evitados

– Café, chá, refrigerante junto às refeições;


– Alimentos industrializados que contenham EDTA (reduz a absorção em 50% do Fe não-heme);

– Leite e derivados (iogurte, queijo, creme de leite, sorvete) com o almoço e/ou jantar, uma vez que o cálcio desses alimentos atrapalha a absorção do ferro. Consumir esses alimentos nos lanches.

 

 

Especial anemia para vegetarianos

Quem não consome nenhum tipo de carne precisar tomar cuidado com a quantidade de ferro que ingere diariamente. Quem é carnívoro acaba tendo poucas refeições sem um pedaço de carne, mais por costume do que por cuidado, sejamos francos. Alguns alimentos, se consumidos de forma rotineira na alimentação dos vegetarianos já insere o ferro de forma regular. Isso é muito importante para evitar a anemia, para o tratamento são necessárias outras quantidades e medidas, certo?


Pão integral

Extremamente rico em fibras, o pão integral ajuda no combate à anemia pela alta concentração de ferro que possui. Podem ser consumidos também outros produtos de grão integral, como macarrão, cereais e arroz. Confesso que acho os integrais muito mais gostosos, e você?

Suco de uva integral

Por ser rico em ferro, é fundamental o seu consumo diário.

Espinafre

É  rico em ferro e ácido fólico sendo assim importante para a produção e manutenção das células sanguíneas.

Mel

Fonte essencial de ferro, cobre e manganês, o mel contribui para otimizar a síntese de hemoglobina pelo organismo. Use puro ou para adoçar suas bebidas.

Suco de tomate integral

Esse suco é uma fonte rica em vitamina C e A.  A presença do ácido ascórbico, disponível no tomate e em frutas cítricas, melhoram a absorção de ferro. Não adianta penas comer ferro, tem que absorvê-lo!

Romã

A romã é uma fruta rica em vitaminas, ferro fibras e potássio, sendo muito eficaz para estimular o fluxo sanguíneo saudável, e, consequentemente, tratar a anemia. Além disso, é uma delícia!