Você não está sozinha nessa luta, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB), cerca de 20% dos brasileiros sofrem com prisão de ventre, a também chamada de constipação. Quem tem problemas constantes para evacuar convive com sintomas que tiram o nosso bom humor.


O inchaço e as dores na barriga são os mais comuns, porém quem tem constipação, ao contrário do que possa parecer, também tem diarreias frequentes.  O bom funcionamento do intestino tem a ver com o bem estar de forma geral. Uma pessoa constipada tem um desconforto constante que afeta todo o organismo. No post de hoje vamos aprender como melhorar da constipação de forma definitiva.

Causas do intestino preso

O intestino preso tem sua condição é agravada pelo consumo insuficiente de água, falta de atividade físicas e uma alimentação deficiente em fibras. Nessas situação, é comum que a pessoa sofra com dores abdominais, inchaço, surgimento de acnes e até mudanças de humor. Além da enorme dificuldade para fazer cocô, já que as fezes ficam muito duras ou secas.

Má alimentação e intestino preso

Se a má alimentação é um agravante dessa situação saiba que ele também pode fazer parte da solução. Alguns alimentos agem a seu favor e de várias formas diferentes.  Um alimento que é realmente mágico quando falamos de intestino preso é o feijão. Mesmo sendo uma alusão à história de João e o pé de feijão, saiba que,  a combinação de fibras solúveis e insolúveis desse alimento, faz com que facilite a passagem do bolo fecal pelo trato digestivo. Além disso, a fibra é um probiótico – ou seja, alimenta as bactérias do intestino.

Alimentos que melhoram o intestino preso

As frutas são muito importantes para evitar ou tratar a constipação. Prefira consumi-las in natura, evitando sucos, caldas, doces e cápsulas. A fruta mais famosa para soltar o intestino é o mamão. Geralmente consumido puro no café da manhã, é o segredo para a pele boa e a animação de muitas mulheres.

Frutas vermelhas para intestino preso

As frutas vermelhas também são fortes aliadas do intestino preso.  Seu consumo é indicado graças à sua abundância de antioxidantes, e também são ricas em outros nutrientes essenciais. Meia xícara de amoras e framboesas contém cerca de quatro gramas de fibra cada. Meia xícara de morangos fatiados oferece cerca de metade do valor. Além de serem deliciosas!