A anemia é uma doença bastante comum porém ela não é inofensiva como muitos pensam. Eu mesma trato anemia com regularidade, com acompanhamento médico. Ela é um dos principais problemas de saúde pública mundial, chegando a afetar mais de dois bilhões de pessoas no mundo.  Os quadros anêmicos são, na sua maioria, causados pela falta de ferro no organismo. O problema  todo é que esse mineral é responsável pela produção de células vermelhas do nosso sangue. Quando eles estão baixos o quadro é sentir fraqueza, fadiga e dor de cabeça.


Como tratar a anemia

 

O tratamento não é complicado, mas além de aumentar o consumo de ferro, seja por suplementos ou pela alimentação, também é necessária a ingestão da vitamina B12 e C, pois estas auxiliam na maior absorção do ferro. Para que o tratamento seja eficiente é preciso focar em adequar a alimentação à essas necessidades. Hoje vamos ver alimentos que entram em um cardápio prático para o seu dia a dia com muito mais ferro.

Quanto de ferro devemos consumir

Quem trata a anemia é um médico ou nutricionista,  para que possa ser realizada uma avaliação completa e seja indicado um plano nutricional adaptado às necessidades e ao tipo de anemia que a pessoa possui. Mas sabemos em uma dieta normal, consumimos cerca de 6 mg de ferro por cada 1000 calorias, o que garante uma quantidade diária de ferro entre 13 e 20 mg. Para tratar a  anemia, deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio juntos com as refeições ricas em ferro, pois o cálcio diminui a absorção de ferro no intestino.

Alimentos que devemos consumir para tratar a anemia

 

Cereais integrais

Aveia e versões integrais de arroz e farinha de trigo.

Feijão

Ele é uma fonte bem conhecida do nutriente e fornece 3,7 mg de ferro a cada 100 g.


Soja

A soja é excelente fonte de ferro. Cada 100 g do grão oferecem 9,4 mg do mineral.

Frutas secas


Uva-passa, damasco e ameixa seca.

 

Nozes e sementes

A dica é consumir castanha-de-caju, o pistache e a semente de abóbora.

 

Folhas verde-escuras

Consuma espinafre e a couve.

Carnes

As carnes vermelhas magras estão entre as melhores fontes de ferro entre as proteínas animais.

Miúdos

Embora não sejam uma delícia, são uma ótima fonte do mineral.

Frutos do mar

Coma atum (fresco ou em lata), salmão, ostra e camarão.