O dia das mães se aproxima e parece que tudo fica mais especial. A data significa uma explosão de amor em nossos corações e, para esse encontro, queremos que tudo saia perfeito. As sobremesas parece que são um carinho a mais nessa data. As crianças amam, as mães ficam satisfeitas por provar as delícias feitas pelos filhos e, não consigo ver nenhum motivo, para não fazer uma dessas receitas de sobremesas especiais para o dia das mães. Feliz dia das mães!

Brownie de Chocolate

Ingredientes:

5 colheres (sopa) de óleo de girassol
200 g de chocolate amargo sem lactose
170 g de farinha com fermento
3 colheres cheias (chá) de cacau em pó
180 g de açúcar mascavo
Sal marinho
1 ramo de baunilha
230 ml de leite de soja
200 g de noz pecan

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma quadrada (cerca de 20 cm) com um pouco de óleo e, em seguida, depois cubra com papel vegetal.

Coloque uma tigela que possa ser aquecida sobre uma panela de água fervendo, certificando-se de que a base não toca a água. Quebre 150 g de chocolate na tigela e deixe derreter, em seguida, reserve para esfriar um pouco.

Enquanto isso, peneire a farinha e o pó de cacau em uma tigela grande, em seguida, mexa com o açúcar e uma pitada de sal. Corte o ramo de baunilha na vertical, raspe as sementes e, em seguida, adicione à tigela. Misture o óleo, leite de soja e o chocolate derretido até ficar homogêneo.

Pique grosseiramente o restante do chocolate e também a noz pecan, reserve algumas. Despeje a mistura na tigela preparada, espalhando uniformemente. Polvilhe no brownie as pecans restantes, leve ao forno por 20 a 25 minutos, ou até cozinhado no exterior, mas ainda mole no meio.

Deixe esfriar por cerca de 5 minutos, e desenforme em uma superfície fria. Em seguida, sirva quente com uma colher de sorvete de baunilha, se quiser.

Bomba gelada

Ingredientes
1L de sorvete de baunilha
1 panetone de 1kg
125ml de Vin Santo (vinho italiano de sobremesa) ou xerez
Meio pote de geleia de framboesa
25g de pistache sem casca
75g de cerejas
40g de frutas cristalizadas em pedaços pequenos
2 tangerinas (1 descascada e cortada em rodelas)
200g de chocolate meio amargo de boa qualidade derretido, de preferência um tipo cacau 70%
Plástico filme

Modo de preparo
Retire o sorvete do freezer para que ele vá amolecendo enquanto você prepara a receita. Forre uma tigela grande com três camadas de plástico filme, com bastante sobra nas bordas. Corte quatro ou cinco fatias de panetone. Forre o interior da tigela com as fatias de panetone, não deixe sobras para fora da tigela e retire o excesso do fundo da tigela. Com as costas de uma colher, espalhe uma camada espessa de geleia em todas as fatias de panetone. Coloque metade do sorvete, acrescente o pistache, as cerejas e as frutas cristalizadas, pressione um pouco com as costas de uma colher e finalize com as rodelas de tangerina. Coloque o restante do sorvete. Corte fatias do panetone e faça uma 'tampa' para a tigela. Derrame um pouco de Vin Santo ou xerez nas fatias laterais e na 'tampa' da tigela, para que o panetone absorva. Puxe as sobras laterais de plástico filme para cobrir a bomba gelada. Com a ajuda de um prato, pressione a bomba. Coloque no freezer por pelo menos quatro horas. Derreta o chocolate em banho maria e fogo baixo e coloque raspas de casca de tangerina. Na hora de servir, desenforme a bomba e cubra com o chocolate derretido. Obs.: Essa receita pode ser feita até com alguns dias de antecedência e mantida no freezer. Coloque na geladeira por cerca de uma hora.

"Rabanada" saudável de frutas vermelhas

Ingredientes
2 ovos grandes
1 banana
Noz-moscada
Canela
2 fatias grossas de pão integral
150g de framboesas
Azeite
20g de pistaches
4 colheres (sopa) de iogurte natural sem gordura
Mel (a gosto)

Modo de preparo
No liquidificador, bata os ovos, a banana, a noz-moscada e a canela. Reserve a mistura em um prato fundo. Corte o pão integral em fatias de 2cm, e faça um corte em uma das laterais longas para criar um bolso para as frutas vermelhas. Com os dedos, recheie o pão com as frutas vermelhas, mas com cuidado para não rasgar. Molhe o pão nos ovos e faça uma leve pressão para que a mistura seja absorvida. Enquanto isso, aqueça uma colher de azeite em uma frigideira em fogo médio. Despeje um pouco da mistura de ovos na frigideira e coloque as fatias de pão recheadas por cima. Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos, até ficar com a borda dourada, e vire de lado. Toste os pistaches no forno e amasse-os grosseiramente. Sirva a rabanada cortada ao meio com o iogurte, o mel e o pistache por cima.

Molho de Cranberry e Maçã

Ingredientes:

500 g de cranberry
2 maças descascadas, sem o miolo e cortadas
150 g de açúcar (pode ser demerara)
1 pau de canela

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela larga e adicione um respingo de água. Coloque a panela no fogo e deixe ferver. Misture suavemente até que os cranberries tenham explodido e a maçã tenha suavizado. Ferva até que a mistura adormeça ligeiramente, depois retire o fogo e deixe esfriar. A receita pode ser uma boa opção de presente, neste caso, divida entre frascos esterilizados à prova de ar. Uma vez aberto, armazene na geladeira. Esse molho fica ótimo em receitas com carnes ricas como ganso e pato.