Cada família é um universo para nós. Se dentro do seu mundinho aí tem vegetarianos, seria a hora de apresentar uma surpresa bem especial. Os vegetarianos, têm uma forma de se alimentar ligada a sua filosofia de vida, então não basta chegar para lá os pedacinhos de carne no prato, sabe? Fazer uma receita especial para quem tem vegetarianos na família é um carinho e uma demonstração de amor. Com as receitas vegetarianas desse post especial de dia das mães, certamente não vai sobrar nada para contar a história! Caprichem!

 

 

 

Panqueca de legumes para o Dia das mães

Separe os seguintes itens para o recheio:

§  2 cenouras médias cortadas em tiras finas

§  200 g de vagem macarrão cortada em tiras finas

§  200 g de ervilha torta cortada em tiras finas

§  1 cebola grande fatiada

§  2 dentes de alho picados

§  3 colheres de sopa de azeite

§  1 pitada de sal

§  1 pitada de pimenta-do-reino

§  1 colher de sopa de água

E para a massa:

§  1 xícara de farinha de arroz

§  1 xícara de farinha de grão-de-bico

§  2 colheres de sopa de gergelim preto

§  1 colher de sobremesa de linhaça

§  1 colher de chá de sal

§  2 xícaras de água

§  Manteiga Ghee suficiente para untar a frigideira

§

Modo de preparo da panqueca de legumes

 

Antes de tudo, vamos começar pelo recheio. Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite, conforme acrescenta os vegetais, o sal e a pimenta. Adicione a água, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente cinco minutos. Feito isso, deixe esfriar para rechear as panquecas.

Usando um liquidificador, adicione todos os ingredientes para a massa, com exceção do gergelim. Em seguida, bata em velocidade média e assim que a mistura ficar bem homogênea acrescente o gergelim. Em uma panquequeira pincelada com um pouco de ghee, coloque uma concha da massa.

Gire a frigideira até formar um disco e quando ficar um pouquinho mais firme, vire com uma espátula de silicone para assar o outro lado (deixe dourar por 1 minuto). Continue repetindo o processo, até acabar a massa. Por fim, enrole as panquecas com 3 colheres de recheio e coloque em um refratário para servir.

 

Arroz de forno com legumes e Catupiry para o Dia das mães

Ingredientes do Arroz de forno com legumes e Catupiry

2 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho picados
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
1 colher (café) de açafrão
1 pimentão verde picado
1 cenoura ralada
1 lata de ervilha escorrida
4 e 1/2 xícaras (chá) de água
Sal a gosto
200g de queijo mussarela picado
1 tomate sem sementes picado
2 xícaras (chá) de Catupiry
Azeitona preta em rodelas para decorar
Modo de preparo

Aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite o alho até dourar. Adicione o arroz e frite por 3 minutos. Junte o açafrão, o pimentão, a cenoura, a ervilha e refogue rapidamente.

Junte a água, sal e cozinhe com a panela semitampada até quase secar. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe até a água secar completamente.

Desligue, deixe amornar e misture com a mussarela e o tomate. Despeje em um refratário, coloque colheradas do Catupiry sobre ele e leve ao forno médio, preaquecido por 10 minutos ou até gratinar. Retire, decore com azeitona e sirva.

Farofa de cenoura e milho para o Dia das mães

Ingredientes da Farofa de cenoura e milho

150g de bacon em cubos
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de cenoura ralada
1 lata de milho verde escorrido
1/2 xícara (chá) de azeitona verde fatiada
Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de milho
2 ovos cozidos picados
Modo de preparo

Aqueça uma panela, em fogo médio, e frite o bacon na própria gordura até começar a dourar. Junte a manteiga, a cenoura e refogue por 2 minutos. Despeje o milho, a azeitona, sal, pimenta e refogue por 2 minutos. Adicione a farinha e misture. Desligue, misture o ovo, cheiro-verde e transfira para uma travessa. Sirva.

 

 

Risoto caprese para o Dia das mães

Ingredientes:

¾ xícara de arroz arbóreo
50g de manteiga
1 cebola pequena ralada
50ml de vinho branco
500ml de caldo de vegetais
½ xícara de parmesão ralado
100g de muçarela de búfala
150g de tomate-cereja
½ xícara de manjericão

Modo de preparo:

Em uma panela funda, refogue a cebola na manteiga em fogo alto por cerca de dois minutos. Adicione o arroz e, mexendo, refogue por mais dois minutos. Acrescente o vinho e, quando secar, vá acrescentando o caldo de vegetais, concha por concha, sempre mexendo para deixar o arroz cremoso. Cozinhe por 15 minutos até que a textura do grão fique macia por fora e levemente resistente por dentro. Desligue o fogo.

Agora, adicione a manteiga e o parmesão. Acrescente a muçarela de búfala ralada ou desmanche as bolinhas do queijo fresco. Misture no arroz. Assim que retirar do fogo, adicione os tomates-cereja cortados ao meio e as folhas frescas de manjericão.