Vagem é um legume que tem muitos benefícios para a saúde. Ás vezes não consumimos por não termos experimentado receitas de sucesso com ela. A vagem, por ter um sabor suave, combina com quase todos os alimentos. Pode ser cozida, refogada, assada. No post de hoje, aqui no Muito chique, algumas ideias de como preparar essa delícia aí na sua casa.


Vagem refogada

Receita

300 gr de vagem picada

2 colheres (sopa) de óleo

2 a 3 dentes de alho picados

sal, pimenta e cebolinha a gosto, use pimenta dedo de moça picadinha

 

Modo de Fazer


Esquente uma frigideira com óleo e refogue o alho até ficar levemente dourado,

adicione a vagem, sal, pimenta e refogue rapidamente por 5 minutos em fogo baixo,

finalize com a cebolinha.


Verduras Assadas no Papelote

Ingredientes:

1 rolo de palmito pupunha cortado em rodelas de 2 cm
1 cenoura cortada em rodelas de 1 cm
10 mini cebolinhas
12 tomatinhos inteiros
2 flores de brócolis cortadas em 3 partes
1 flor de couve flor cortada em 3 partes
6 pontas de aspargos verdes ou brancos
6 vagens holandesas finas
2 pitadas de sal
5 cl sopa de azeite de oliva
1 cl sopa de alho picado
1 a 2  cl sopa de alecrim fresco
Papel alumínio

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre uma travessa refratária com papel alumínio e deixe uma sobra nas bordas suficiente para vedar.
Coloque 1 das colheres do azeite de oliva no fundo do papel alumínio já assentado na travessa.
Em seguida coloque as verduras, deixando as mais duras no fundo da travessa, como vagem, palmito, cenoura, brócolis, couve flor e assim por diante.
Polvilhe com 2 pitadas de sal.
Distribua o alecrim pelas verduras (por cima e por baixo). Reserve.

Em uma frigideira, coloque 4 colheres de sopa de azeite e 1 colher de sopa de alho picado. Leve ao fogo baixo e deixe somente perfumar. Retire e coloque por cima das verduras.

Vede o papel alumínio e coloque no forno pré-aquecido a 180ºC por 45 minutos.
Retire do forno e abra o papelote – cuidado para não se queimar com o vapor. Sirva imediatamente!

Vagem Refogada com Cebola e Alho Poró

 

INGREDIENTES

 

200g de vagem de preferência orgânica
1 cebola pequena fatiada
3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
1 talo de alho poró fatiado
2 colheres de sopa de óleo vegetal (eu usei de coco neutro)
sal e pimenta do reino à gosto
 

PREPARO

 

Eu usei o básico para preparar e temperar estas vagens, porque é assim que eu gosto. Tempere como você preferir, e se quiser pode usar ervas frescas para incrementar o sabor do seu prato. Outro detalhe, eu não deixei as cebolas dourarem por opção, fritei mas deixei que ficassem mais clarinhas e tenras. Se você preferir pode fritar bem as cebolas e deixar dourar mais do que as minhas.

Corte as pontas das vagens e lave bem em água corrente. Eu não cortei as vagens, deixei no tamanho normal. Se você quiser, corte ao meio ou em 3 pedaços.

Coloque as vagens em um prato e reserve enquanto prepara os temperos.

Corte a cebola à julienne, ou seja em tiras de tamanho médio. Faça a mesma coisa com o talo de alho poró. Pique a cebolinha verde e reserve.

Em uma panela coloque um pouco de água para ferver. Quando a água levantar fervura coloque as vagens.

Deixe ferver por 4 minutos, desligue o fogo e escorra a água na pia e abra a torneira jogando bastante água fria para interromper o cozimento das vagens.

As vagens estão prontas, pré-cozidas e tenras, al dente. Este processo vai deixar as vagens com um sabor e textura maravilhosos, e você vai sentir a diferença quando saborear depois de pronto. Coloque as vagens já frias no escorredor e reserve.

Em uma frigideira grande aqueça o óleo e frite a cebola juntamente com o alho poró. tempere com sal e se quiser pode utilizar algum outro condimento ou erva de sua preferência. Deixe fritar até que a cebola fique transparente. Deixe a cebola fritar até ficar bem dourada. Adicione as vagens pré cozidas e deixe fritar junto com os temperos. Ajuste os temperos, adicione mais sal e se for utilizar pimenta do reino, coloque no final.

Deixe os legumes no fogo por mais ou menos 3 minutos em fogo alto mexendo sempre.

Acrescente a cebolinha verde picada e misture. Desligue o fogo e sirva como acompanhamento.

 

Batata Assada com Abóbora e Vagem

 

INGREDIENTES

4 batatas grandes com casca (de preferência orgânicas)
1 cebola grande cortada em rodelas
2 fatias grandes de abóbora com casca
1/2 xícara de cebolinhas verdes picadas
200 gr. de vagens
salsinha desidratada a gosto
sal e pimenta moída na hora a gosto
3 colheres de sopa de óleo vegetal

PREPARO

Antes de começar esta receita, prepare os ingredientes que vão ser utilizados, escove as batatas, lave bem. Se você não conseguir batatas orgânicas e melhor descascar depois de lavar bem. A mesma coisa deve ser feita com a abóbora.  Corte a abóbora em pedaços grandes. Lave bem as vagens e corte as pontas. Corte ao meio e reserve. Descasque a cebola e corte em rodelas. Pique as cebolinhas verdes. depois disto você estará pronto para começar a receita. Cozinhe as batatas inteiras com a casca em água e sal. Quando levantar fervura conte 10 minutos e desligue a panela. Retire com cuidado as batatas reservando a água e coloque em uma travessa para esfriar. Enquanto isto prepare o restante da receita. Na mesma panela e água que cozinhou as batatas coloque a abobora com a casca depois de lavar bem e cortar em pedaços grandes. Deixe cozinhar al dente, apenas por uns 10 minutos. Retire as abóboras e reserve para esfriar.

 

Em uma panela de tamanho médio coloque duas xícaras de água para ferver com um pouco de sal para fazer o branqueamento nas vagens. Quando levantar fervura jogue as vagens, tampe a panela, desligue o fogo e deixe por 3 minutos. Leve a panela para a pia, escorra a água quente e imediatamente jogue água bem fria por cima das vagens para parar o cozimento. Enxague bem ate que as vagens estejam frias. Escorra bem e reserve. Em uma frigideira grande aqueça 2 colheres de óleo. Frite as rodelas de cebola temperando com um pouco de sal e pimenta do reino. Acrescente a metade das cebolinhas verdes. Abaixe o fogo e mexa com cuidado para que as cebolas não queimem. Retire da frigideira e reserve. Corte as batatas em rodelas grossas. mantenha a casca se estiver usando batatas orgânicas. Corte a abóbora em pedaços grandes. mantenha a casca também.

Na mesma frigideira que você usou para fritar as cebolas, coloque mais uma colher de óleo e refogue rapidamente a outra metade das cebolinhas verdes. Reserve uma colher para o final. Adicione as vagens e deixe por um minuto mexendo sempre. Coloque as fatias de batata e deixe deixe refogar um pouco com as cebolinhas e as vagens mexendo delicadamente. Acrescente os pedaços de abóbora e misture aos outros ingredientes na frigideira mexendo para incorporar bem. Por ultimo coloque as cebolas que foram refogadas anteriormente. Misture bem os ingredientes com cuidado. Coloque tudo em um refratário. Salpique a salsinha desidratada e leve ao forno médio por uns 20 minutos para agregar os sabores. Se você preferir pode deixar por mais tempo no forno caso quiser que o prato fique mais dourado. Depois que retirar do forno coloque o restante da cebolinha verde que ficou reservada para o final. Sirva imediatamente. Você pode servir com arroz ou como prato único acompanhado por uma salada de sua preferência.