Hoje vamos aprender duas receitinhas muito especiais para quem quer ao mesmo tempo sabor e saúde nas suas refeições. O valor nutricional é altíssimo em todas as duas, além de elevada quantidade de fibras. As receitas com muitas fibras são excelentes para quem quer perder peso pois, quanto mais fibras, maior a sensação de saciedade. Vale a pena investir alguns minutos nessas receitas deliciosas. A primeira leva trigo integral e a segunda não tem glúten, caso você tenha restrições alimentares. Pensamos em tudo para te oferecer refeições maravilhosas e muito saudáveis!


 

Quiche integral de legumes

Massa:

– 2 xícaras de farinha de trigo integral

– 1/2 colher de chá de sal

– 1/2 colher de chá de fermento químico

– 2 gemas

– 3 colheres de sopa de água


– 3 colheres de sopa de iogurte natural

– 1 colher de sopa de azeite extra virgem

Recheio:


– 1/2 chuchu ralado

– 1/2 cenoura ralada

– 1 dente de alho espremido

– 1/2 abobrinha cortada em cubinhos pequenos

– 1/2 cebola cortada em cubinhos pequenos

– 1/2 xícara de palmito cortado em cubinhos pequenos

Creme:

– 1 ovo

– 1 xícara de iogurte natural

– 1 pedaço pequeno de ricota fresca

– noz moscada, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes da massa até obter uma massa homogênea. Reserve. Em uma panela, refogue a cebola no azeite, adicione o alho. Em seguida a cenoura. Refogue mais um pouco e em seguida adicione o chuchu e a abobrinha, por fim o palmito. Reserve.

Creme: Misture em um pote o ovo, o iogurte e a ricota fresca ralada. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Forre o fundo da forma com papel manteiga e pincele azeite no papel manteiga e também nas laterais da forma. Em seguida, forre o fundo e as laterais da fôrma com a massa. Faça furinhos com um garfo. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 10 minutos. Retire do forno. Coloque o refogado de legumes e depois cubra com o creme. Retorne ao forno por mais 30 minutos.

Receitas deliciosas de quiches de legumes

QUICHE DE LEGUMES CREMOSO SEM GLÚTEN

 

Ingredientes

MASSA

2 xícaras farinha de grão de bico

1/4 xícara azeite de oliva

1 colher chá sal

tomilho opcional

água

RECHEIO

150 gramas tofu

1 unidade cenoura

1 unidade cebola

2 dentes alho

1/2 unidade brócolis

1 unidade alho poró

1/4 unidade pimentão vermelho

1/4 unidade pimentão amarelo

6 unidades tomate cereja

salsinha

orégano

cebolinha

sal

1 colher sopa azeite

1/2 colher chá noz moscada

Instruções

MASSA

Misturar os ingredientes e adicionar água aos poucos até dar o ponto da massa. Untar uma forma de quiche com azeite e ir forrando a forma na parte inferior e na lateral com a massa. Fazer furos com o garfo em seguida e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos.

RECHEIO

Em uma panela refogar a cebola no azeite até dourar. Acrescentar o alho e os pimentões e refogar bem. Adicionar a cenoura picada e o brócolis dourando por cerca de 4 minutos. Acrescentar o alho poró e refogar.

Secar o tofu com a ajuda de um pano de prato limpo ou papel toalha, apertando bem até que a água por ele absorvida tenha saído. Levar ao liquidificador com um pouco de água para bater, sal e noz moscada. Bater bem até formar um creme homogêneo.

Misturar o creme nos vegetais e refogar, acrescentando o tempero verde e finalizando com sal e pimenta. Adicionar o recheio na quiche, colocando tomate cereja picado por cima e levar ao forno a 200ºC entre 20-25 minutos.

Quiche de legumes  fácil e saborosa

Escolheu qual a que combina mais com você e sua família? Mãos à obra!