O ovo já foi vilão. Lembro que, quando eu era pequena, o ovo era restrito a duas unidades por semana, com risco de ter o colesterol aumentado e a certeza de graves problemas de saúde. Essa era a ideia que todos tinham, tão certa como o céu é azul. Com o passar dos anos, o jogo virou para o lado do ovinho. Agora ele e considerado o alimento perfeito, pela quantidade alta de nutrientes e pelas baixas calorias. Para inserir na nossa dieta em formas mais diversificadas, fizemos uma seleção de receitas para quem ama ovo e quer colocar esse alimento super saudável nas suas refeições.


Receitas práticas com ovo

Cocotte de ervilha com ricota

Ingredientes:

2 ovos
2 colheres (sopa) de ricota esfarelada
2 colheres (sopa) de ervilha congelada
2 colheres (chá) de leite
azeite a gosto
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Num ramequim individual que comporte 250 ml (ou qualquer tigela refratária individual ou xícara que possa ir ao micro-ondas), coloque a ricota, a ervilha (nem precisa descongelar antes) e tempere com um fio de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Quebre um ovo de cada vez em outra tigela e transfira para o ramequin – se um estiver estragado você não perde a receita. Fure as gemas com um garfo, acrescente o leite, tempere com uma pitada de sal e noz-moscada. Não precisa misturar.
Cubra o ramequin com um pedaço de papel-toalha – para garantir que as gemas não estourem. Coloque o ramequin num prato e leve ao micro-ondas para cozinhar, em potência média, por 2 minutos e 30 segundos para uma cocotte com gema mole ou 3 minutos para gema firme. Sirva a seguir.
OBS: se você nunca preparou cocotte no seu micro-ondas, deixe cozinhar por 2 minutos, verifique o ponto das gemas e depois cozinhe em etapas de 30 segundos, até os ovos ficarem no ponto desejado (mais cremoso ou mais firme).

 

Fritata de batata


Ingredientes
2 ovos
1 batata
½ cebola
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de azeite
1 talo cebolinha
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Se você preferir finalizar o preparo da fritata na frigideira não é preciso preaquecer o forno.
Descasque e corte a batata em rodelas de 1 cm. Transfira para uma panela pequena, cubra com água, tempere com ½ colher (chá) de sal e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até a batata ficar al dente – o tempo de cozimento pode variar, ela deve estar cozida mas ainda firme, verifique espetando com um garfo. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
Descasque e fatie a cebola em meias luas finas. Lave e fatie fino a parte verde da cebolinha. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior – se um estiver estragado você não perde a receita. Acrescente metade do queijo ralado, a cebolinha fatiada e tempere com sal e pimenta a gosto. Bata bem com um garfo para misturar as claras com as gemas.
Assim que estiver cozida, passe a batata por uma peneira e deixe escorrer bem a água.
Leve uma frigideira pequena, de preferência antiaderente e que possa ir ao forno, ao fogo médio (nós usamos uma de 20 cm de diâmetro). Quando aquecer, regue com o azeite e gire a frigideira para untar todo fundo. Acrescente as fatias de batata e de cebola, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo de vez em quando, com uma espátula de silicone, até dourar.
Assim que estiverem douradas, acomode as fatias de batata e de cebola, de maneira que cubra todo o fundo da frigideira – as fatias ficam sobrepostas umas nas outras mesmo. Regue com a mistura de ovos batidos e nivele com a espátula. Deixe cozinhar em fogo médio, até que a base e laterais da fritata estejam firmes e douradas – para verificar, delicadamente descole a fritata da borda da frigideira com a ponta da espátula.
Para terminar o cozimento no forno: polvilhe a fritata com o queijo parmesão restante e leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos, ou até inflar e dourar (se o seu forno tiver a opção grill, 5 minutos são suficientes). Para finalizar o cozimento na frigideira: com a espátula, descole as laterais e base da fritata; incline a frigideira e escorregue a fritata para um prato raso. Polvilhe com queijo ralado restante, cubra o prato com a frigideira e vire de uma só vez. Volte a frigideira ao fogo médio para cozinhar e dourar o outro lado da fritata por igual. Sirva a seguir.

Ovos escalfados com ragu de linguiça


Ingredientes:


1 linguiça calabresa
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho picado fino
¼ de colher (chá) de pimenta calabresa seca
½ cebola pequena cortada em meia lua
1 lata de tomates pelados (400 g)
⅓ de xícara (chá) de vinho branco
¼ de colher (chá) de sal
1 colher (chá) de manteiga
2 ovos
2 colheres (chá) de queijo parmesão ralado
fatias de baguete

Modo de preparo:

1. Sobre uma tábua, divida a linguiça ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em duas partes para obter 4 tiras mais finas. Fatie as tiras em triângulos de 0,5 cm.

2. Leve uma panela com o azeite ao fogo médio. Quando aquecer, junte o alho, a pimenta e a cebola e refogue por 2 minutos. Adicione a linguiça e refogue por mais 5 minutos.

3. Regue com o vinho e adicione os tomates pelados (com o líquido da lata). Com uma espátula, pressione os tomates contra a parede da panela para parti-los em pedaços. Junte a manteiga, tempere com sal e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando.

4. Numa tigela, quebre um ovo e verifique se está bom. Com cuidado, despeje sobre o molho de tomate fervente. Repita a operação com o outro ovo e então tempere só os ovos com um pouco de sal em cima. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 7 minutos ou até que a clara cozinhe, mas a gema continue mole.

5. Salpique o queijo parmesão ralado e sirva a seguir, com as fatias de pão.

 

Deliciosas receitas usando ovo

 

Ovos ao forno com bacon


Ingredientes
4ovos

4 de colheres (sopa) de leite ou creme de leite

6fatias de bacon

1 colher (chá) de molho inglês

2 colheres (sopa) de parmesão ralado

Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

Frite as fatias de bacon sem óleo até dourarem e escorra-as sobre papel absorvente.

Pique o bacon grosseiramente e distribua-o em 4 tigelinhas (ramequins) refratárias individuais. Regue com um pouco de molho inglês e adicione cuidadosamente um ovo em cada tigela.

Salpique sal e pimenta-do-reino, cubra cada uma com 1 colher de creme de leite ou leite e polvilhe o parmesão.

Disponha em assadeira e leve ao forno quente por cerca de 12 minutos ou até que os ovos estejam no ponto de sua preferência. Sirva com pão italiano ou torradas.

 

 

Vídeo com receitas de ovo